aforismos e afins

02 dezembro 2004

Vingança e Ambição

Ontem ocorreu-me este pensamento, que também (e tão bem) foi sugerido em mais uma brilhante crónica de Prado Coelho no Público. Como é que estará Durão Barroso no meio disto tudo? Uma análise possível é a de que estes acontecimentos foram a vingança perfeita para o seu eterno rival Santana Lopes.

Como diz EPC, "Se Durão Barroso se quisesse vingar, não podia ter feito melhor. Santana Lopes perdeu a Câmara de Lisboa, perdeu a candidatura a Presidente da República, perdeu a confiança dos principais dirigentes do PSD".

A questão está, portanto, no "se": será que Barroso se queria vingar?

Admitamos que não. A conclusão interessante é que mesmo que ele não se quisesse vingar, seria de esperar que a sua fuga para Bruxelas viesse a dar no que vemos e como tal, viesse a ser passível de ser interpretada como vingança.

Ora, não foi Durao que disse e bem que Santana era um misto de "Zandinga e Gabriel Alves"? Durão conhece-o bem, e a sua inteligência política nao lhe poderia sugerir outra coisa que não fosse o estatelanço de Santana meses depois. A única saída para Santana teria sido a dissolução há 4 meses da Assembleia, que lhe daria uma hipótese de ganhar as eleições, acreditando que os eleitores continuariam a não ver a peça.

Por isto tudo, seguem-se as conclusões óbvias:

1. Sampaio fez bem em não convocar eleições há 4 meses, sobretudo para dar a oportunidade aos portugueses de finalmente perceberam quão incompetente e vazio é este Santana (de todas as gaffes que fez, talvez a da "incubadora" acabe por ser o golpe final, por revelar uma tão acentuada falta de sentido de Estado, de qualquer sensibilidade para a política que não seja o chiqueiro e a audiência televisiva.

2. Durão vingou-se - e vingou-se bem. Das 2 uma: ou ele queria de facto vingar-se e isso foi uma razão *adicional* na sua fuga; ou, não sendo uma razão adicional na sua fuga, ele percebeu que isto aconteceria e pensou "bom, o PSL vai estatelar-se, mas eu durmo de consciência tranquila porque esse não era o meu leitmotiv - eu apenas queria fugir do pântano". A única forma de Durão não ser acusado de vingança é... pois, ser "estúpido", e não perceber que Santana iria ser *revelado* ao povo.

Isso mesmo: a "Revelação". Custou mas foi. Ufa.