aforismos e afins

18 janeiro 2005

Pessoalismos 13 [Diário I - Parte I]

30 de Outubro de 1908

"Jamais existiu alma mais afectuosa ou terna que a minha (...). Porém, nenhuma alma é tão solitária como a minha - solitária, note-se, não devido a circunstâncias exteriores, mas sim a circunstâncias interiores. Quero dizer: a par da minha grande ternura e bondade, entra no meu carácter um elemento de natureza inteiramente oposta, um elemento de tristeza, de egocentrismo, de egoísmo, portanto, que tem um duplo efeito: perverter e estorvar o desenvolvimento e a plena acção interna dessas outras qualidades, e impedir, deprimindo a vontade, a sua plena acção externa, a sua manifestação. Um [dia] hei-de analisar isto, um dia hei-de exactamente melhor, discriminar, os elementos constituintes do meu carácter, pois a minha curiosidade por todas as coisas, aliada à minha curiosidade por mim próprio e pelo meu carácter, leva a uma tentativa para compreender a minha personalidade." [Alexander Search]