aforismos e afins

06 julho 2005

A Direita Liberal

A direita liberal não tem absolutamente nada a ver com o Estado Novo. (...) É que os liberais de direita não são conservadores e não são democratas-cristãos. (...) O CDS-PP é conservador. Como é possível a um dir-liberal sentir devoção pela autoridade do Estado? (...) O CDS-PP é democrata-cristão. Como é possível a um dir-liberal ser contra o casamento de homossexuais? (...) O PSD concorda com a esquerda democrática no ról de funções que cabem ao Estado. O resultado é a aceitação por parte do PSD de um Estado monstruoso. (...) A grande “batalha” da direita liberal não é portanto demarcar-se da esquerda (...) é sim demarcar-se das outras direitas.

Nota: Como em todos os outros links que publico, isso não implica uma adesão total às leituras sugeridas. Este texto é interessante para (também) pensar as linhas com que se cose(rá) a política portuguesa.

2 Comments:

  • e quem seria a direita liberal em Portugal?

    By Blogger jmnk, at 9:20 da manhã  

  • Se leres o texto (é longo) o que ele propõe é a criação de um novo partido. Como disse no PS, nãome identifico totalmente com esta posição, sobretudo porque em termos de justiça social acho que deve caber ao Estado um papel um pouco maior do que aquele que ele preconiza. Mas para mim o ponto base tem que ser uma sociedade liberal (não confundir com "neo-liberal" nem outros mimos pejorativos) em que o ponto de partida seja a liberdade individual, o respeito do Estado pelo cidadão, e a responsabilização do indivíduo. No fundo, algo mais próximo da Inglaterra de hoje.

    Alguém moderado que eu recomendo que leias se estiveres interessado é o Henrique Raposo, que escreve nos blogs: DIreita Liberal, O SInédio, e O Acidental (links à direita no "outros outros"). Os restantes comparsas de blog são em geral bastante mais à direita e não me identifico com eles. Não posso com neo-liberais.

    By Blogger T. M., at 9:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home