aforismos e afins

10 julho 2005

Relationships (16)

[And now for something deadly provocative... - Part 2/3]

«Tudo na mulher é um enigma e tudo na mulher tem uma solução: o seu nome é gravidez. O homem é para a mulher um meio: o fim é sempre o filho. Mas que é a mulher para o homem? O homem autêntico quer duas espécies de coisas: perigo e jogo. É por isso que ele quer a mulher, o mais perigoso brinquedo. (...) Que o homem tenha receio da mulher quando ela odeia: porque, no fundo da sua alma, o homem não passa de um ser maldoso, enquanto a mulher é perversa.»

[Nietzsche, Assim falou Zaratrusta]

11 Comments:

  • Cuidado com as mulheres perversas...

    By Blogger T. M., at 11:09 da manhã  

  • Uma provocação forte, de facto, caro T.M. Tudo falso: o homem não é para a mulher um meio-ela até pode nem querer ter filhos mas querer ter o homem. Decepção: se o homem autentico quer perigo e jogo, então é mais animal (esco) do que eu imaginava...

    By Anonymous Anónimo, at 12:07 da tarde  

  • Sim, era uma mera provocação... mas como todas as generalizações tem "alguma" ponta de verdade... e como todas as generalizações, não se aplica a toda a gente, e como tal, não deveria despertar um sentimento tão grande de "euforia" - eu procuro sempre que posso alguma "imparcialidade" nestas coisas do homem-mulher, masculino-feminino... um olhar para além do nosso sexo-género...

    By Blogger T. M., at 12:13 da tarde  

  • A FAZER DE CONTA QUE NÃO SE É SUBJECTIVO...
    Um olhar imparcial nunca é completamente conseguido. Um olhar parcial nunca é desejável. Já um "olhar pessoal" pode ter muito valor- principalmente quando é fim de semana e se conversa com amigos.
    Resulta de experiencias e vivências individuais. Os "olhares imparciais" e "olhares para além de" (tipo ave que sobrevoa a realidade e prepara-se para enfiar o bico noutra dimensão)são olhares a fazer de conta que não são subectivos. Generalizações só servem para encher folhas de jornal. Venham de lá essas opiniões emotivas, vividas, e eufóricas!

    By Anonymous Anónimo, at 12:44 da tarde  

  • Hehehe, gostei MJA, tx! :)

    O problema é que para podermos falar de algum olhar "imparcial" teria de haver alguém que pudesse "avaliá-lo" como tal. Ora esse alguém teria também que ser imparcial - claro!

    OU seja, é uma pescadinha de rabo na boca! Eu não pretendo ser "totalmente" imparcial, porque todos somos um determinado conjunto de ideias pré-concebidas (pre-conceitos) and so on. Mas tento ser tanto quanto posso! E por isso deixo as emoções para outras alturas ;)

    Ser imparcial é tentar despir-te, tanto quanto possas, de "parte" da tua identidade e deixares a razão quase-quase só. Isto assumindo que se está a falar de assuntos "racionalizáveis" e como tal "idealmente" se utilizaria a razão somente e não a emoção.

    Adoro os sofistas. Acho que amanhã, com os posts que publicarei, essa "imparcialidade" meio-destrutiva poderá ser mais compreensível pela pena de FP.

    Tx again, MJA, aparece mais vezes ;)

    By Blogger T. M., at 1:00 da tarde  

  • Obrigada pela reforço positivo. Por momentos pensei estar a desafiar os padrões desta "casa"! hehehe. E que os seus "donos" iriam apontar o dedo...(deixava de ser blog, será?- outro bom tópico de conversa)
    O tema razão e emoção tem muito interesse. Tenho a centeza que vais enriquecer aqui as discussões com os teus inputs, t.m.

    By Anonymous Anónimo, at 1:28 da tarde  

  • Só mais uma coisa: Será que dá para eu me "despir" da parte da razão, e deixar a minha identidade, quase-quase só? Oh, isso seria magnífico!

    By Anonymous Anónimo, at 1:32 da tarde  

  • :D :D :D

    Isso de despir da razão acho que deixava de ser "identidade" - ou não? Serias então um monte de sensações e vivências inconscientes à solta... interesting ;)

    By Blogger T. M., at 2:09 da tarde  

  • O Nietzsche na verdade o que tinha era uma paixão por Richard Wagner . Duas boas malucas, apesar do farto bigode de um e da oitocentista barba do outro. Mas enfim, dê-se o braço a torcer, que as mulheres na sua maioria são perversas, umas para pior, outras de forma mais "light" , mas sim, são todas. E vocês gostam. E as que não são, não chegam a ser mulheres sequer .

    By Blogger Ginja, at 4:57 da tarde  

  • Ginja: nem mais! ;)

    By Blogger T. M., at 5:33 da tarde  

  • amar e um ser bompor issso nada tem expliçação e tudo o que sentimos sem explicãoes a ninguem
    por isso isto e tudo pa ser vivido sem respostas so as recebemos se qiisermos !!!!!!!!!!

    By Anonymous Anónimo, at 11:14 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home