aforismos e afins

09 julho 2005

Relationships (13)

«Ninguém compreende isto, e a minha mulher menos do que qualquer outra pessoa. Imagina que um grande amor nos faz renunciar às aventuras. Mas é um erro. Há qualquer coisa que me impele a todo o momento para outra mulher, mas logo que a possuo, arranca-me de junto dela uma mola fortíssima que me catapulta para junto de Kamila. Por vezes tenho a impressão que, se procuro outras mulheres, é unicamente por causa dessa mola, desse impulso e desse vôo esplêndido (cheio de ternura, de desejo e de humildade) que me faz regressar à minha própria mulher enquanto cada nova infidelidade me faz amá-la ainda mais.»

[Milan Kundera, A valsa do adeus]

7 Comments:

  • ...ou seja, compreendes mas não aceitas. Um pouco como os atentados de Londres (calma! é só uma ANAOGIA!): nós podemos tentar "compreendê-los" mas não os aceitamos.

    E porquê? Simplesmente porque discordamos nas premissas. Os nossos "priors". Tu compreendes porque possivelmente percebes melhor (um)a certa natureza masculina de ser... mas não a aceitar para ti.

    Com todo o direito, claro. Só queria explicitar que o que tu disseste é - não sei se evitaste ser tão "explícita" ou se o disseste sem pensar nisso - mas tu não o ACEITAS.

    By Blogger T. M., at 10:00 da tarde  

  • não cabe na minha "definição" de amor, mas eles é que sabem... ;)

    By Blogger jmnk, at 11:29 da tarde  

  • Nem na minha, mas, enfim, cada um sabe de si!

    By Blogger Isabela Figueiredo, at 12:53 da manhã  

  • Marta, concordo perfeitamente... Quem ama de verdade não reage assim. Mesmo não passando de sexo, no amor quer-se respeito e não me parece que seja o caso.

    PS: Se tu não compreendesses espelho, dava-me já uma coisa aqui! Ha alguma coisa que tu não compreendas e não concordes?
    RP

    By Anonymous Anónimo, at 11:15 da manhã  

  • Mas RP... a Espelho "compreende" mas nao "concorda", ou se preferires nao "aceita" (se fosse ela a "visada"). Simplesmente porque ela nao partilhar dos valores que estariam por detras de tal atitude, ainda que possa "aceita-los" como parte d(e algum)a natureza humana.

    Repara tambem que o "respeito" nao e' uma coisa igual para todos. Respeito quer apenas dizer que se respeitam as "regras" estabelecidas entre os dois - e tambem, importante, as regras "tacitas", embora estas sejam sempre controversas, porque nao absolutamente obvias e "common knowledge" entre os dois.

    Eu nao digo que subscreva esta citacao (pessoalmente) mas gosto de pequenas provocacoes que nos ajudem a pensar. Ainda em relacao ao "respeito" lembro apenas uma das relacoes mais conhecidas do sec. XX: de Jean Paule Sartre com Simone de Beauvoir: ele tinha as suas amantes, ela tinha amantes homens e a amantes mulheres, e chegavam a trocar amantes mulheres por "recomendacao" da Simone. E consta que ele tambem tera tido amantes homens (partilhados ou nao, nao sei). Isto para nao falar em sessoes a 3 e por ai a fora.

    Isto apenas para dizer que as "fronteiras" no sexo e em qualquer relacao nao sao aquilo que o sr. prior diz, ou o Marcelo na TV ou quem quer que seja. Tudo e' construido e nao ha' regras 'a priori.

    Mas ja' vi que esta' dificil encontrar um Kunderiano por ai! E' lixado ser politicamente incorrecto!!! ;)

    By Blogger T. M., at 11:22 da manhã  

  • Cada um de facto tem o seu conceito de respeito. Quando duas pessoas se amam e partilham da mesma opinião em relação ao respeito então pode ir-se até aos limites do que para os dois é o respeito. Certo? O meu conceito talvez seja diferente do teu, não sei, mas para mim respeito é coisa bonita e não me agraderia saber que a pessoa que eu amo andasse com outras ou vice versa. E portanto fico-me com uma que mesmo assim já me dá muita luta e trabalho :)
    RP

    By Anonymous Anónimo, at 11:43 da manhã  

  • Certissimo, caro RP. Acho que o "respeito" e' sempre coisa bonita, por definicao... porque significa que ha um "acordo" entre as partes, e so' ha' acordo quando ambas procuram algum bem-comum, seja numa relacao a 2, a 3, com chicote ou sem chicote. E' preciso e' comunicar e saber onde quer que o respeito va'.

    Bem sei que nao tem muito a ver com o post, mas o que estraga muitas relacoes e' o respeito exagerado que eles e elas tem. Tantas fantasias por cumprir, tanta vergonha, tanto respeito, e depois e' ve-las desabar por ai abaixo. E depois descobrir a vida ja' tarde.

    Mas esse tipo de "(des)respeito" aborda-lo-ei com algum piri-piri no Nakedness. Tx 4 your comments e aparece sempre :)

    By Blogger T. M., at 11:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home