aforismos e afins

27 julho 2005

Yoga


Camargo Posted by Picasa

3 Comments:

  • ginastas da mente ou ginastas para a minha mente?

    By Blogger jmnk, at 11:23 da tarde  

  • Teria muito a dizer sobre isso, meu caro... é muito mais que ginástica do físico, mas não lhe chamaria "ginástica da mente", porque seria demasiado redutor... um dia pode ser que fale sobre isso.

    By Blogger T. M., at 11:28 da tarde  

  • La Femina: eu percebo o que dizes, mas e' exactamente o contrario: e' "unir" o corpo e a mente, ao inves de os separar. Quem faz Yoga (ou Pilates, for that sake) sem estar perfeitamente "consciente" do que esta' a fazer (o que necessita de ter body-mind interconnected) entao esta' apenas a fazer ginastica, ou "exercicio".

    O Yoga e' relaxante mas nao atraves de deixar a mente "viajar", mas exactamente por estar consciente, da respiracao, dos movimentos, da energia que (idealmente conseguiremos sentir a) nos precorre(r).

    Podemos "viajar", mas essa viagem e' interior, e sempre consciente.

    As coisas nao sao distintas. Ou melhor, sao, e o que o Yoga pretende e' traze-las para uma comunhao.

    Se eu resumisse o Yoga numa frase, seria algo como uma "brincadeira" atraves do corpo para atingir estados superiores de self-awareness, peace and tranquility.

    Para alem dos exercicios serem usados como forma de manter um corpo saudavel, a ideia base e' mesmo que o corpr nao seja um "obstaculo" ao intuito final do yoga, que e' a meditacao.

    Ora ninguem consegue meditar numa posicao sentada ou em Lotus se nao tiver flexibilidade e se isso nao for natural e nao doloroso.

    O Yoga nao e' uma moda, existe ha milhares de anos. Que haja pessoas que experimentem e desistam, que haja revistas que falem nisso, que seja em termos "aparentes" uma moda, isso 'e uma coisa. Mas o Yoga e' uma filosofia de vida, que usa actividade fisica, mas NAO e' uma actividade fisica, nem um sistema de exercicio, como e', por exemplo, Pilates ou Ginantica (sueca ou nao).

    Yoga is a way of life.

    By Blogger T. M., at 2:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home