aforismos e afins

22 outubro 2005

O pássaro na mão

«NESTE clima de tragédia à esquerda, Cavaco surge como o único candidato que não se apresenta contra ninguém. Que se apresenta por si. E que, na sua área, não é combatido por ninguém. Enquanto Jerónimo e Louçã se esgatanham pela liderança da extrema-esquerda. Enquanto Soares e Alegre travam uma luta fratricida. Cavaco aparece como um candidato não envolvido em polémicas, sozinho no seu campo, não preocupado com os outros mas centrado no país. E a verdade é que, historicamente, tem sido esse o seu lugar. Enquanto Soares e Alegre foram sempre, sobretudo, «homens da oposição», Cavaco foi uma personagem do poder. Entrou na política directamente para o Governo, como ministro das Finanças de Sá Carneiro. Poucos meses depois de ganhar a liderança do PSD tornou-se primeiro-ministro. E quando saiu de primeiro-ministro abandonou a política activa.

DADA a forma como as várias candidaturas surgiram. Dada a luta que se trava na esquerda e a confusão que se verifica nessa área. Dado o facto de Cavaco Silva aparecer nestas eleições como a referência mais forte - é em relação à sua candidatura que todas as outras se situam -, prevejo que Cavaco seja eleito Presidente da República à primeira volta. Cavaco tem o pássaro na mão. É preciso cometer muitos erros daqui até Janeiro para o deixar fugir.»

Excerto da crónica de José António Saraiva, no Expresso de hoje.

2 Comments:

  • o que será feito do psd como partido da oposição se o cavaco for eleito presidente?

    By Blogger ana, at 3:14 da tarde  

  • pois... alguem levantava essa questao hoje nalgum artigo de opiniao (nao me recordo quem). eu acho q isso nao altera mto, sinceramente. acho q se o PSD fizer uma oposicao seria podera ter alguma credibilidade daqui a 4 anos. e acho sinceramente q o Cavaco vai ser um presidente mais ou menos apagado, isto e', um presidente como deve ser. interventido enquanto "contributor" mas nao querendo desempenhar o papel principal.

    By Blogger Tiago Mendes, at 3:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home