aforismos e afins

02 agosto 2005

Pasión (3)


 Posted by Picasa

3 Comments:

  • Tambem e' a minha preferida, esta... nao e' so paixao e desejo. E' entrega. E' o masculino-feminino. O homem que comanda a mulher, que se deixa levar. E isto sem qualquer "conotacao" machista ou sexista, nada disso. Mas o jogo da sensualidade no tango, como em qualquer outra danca de salao, tem algumas regras.

    A foto esta' muito boa por isso mesmo: nos nao vemos mas imaginamos o rosto da mulher que se deixa embalar nos bracos do homem.

    E eu nao acho que eles se desejem as escondidas! A nao ser que nao haja ninguem a ve-los dancar! Porque o tango requer isso mesmo: uma predisposicao para a sensualidade e para sermos tambem actores. Ninguem danca tango (ou salsa, ou flamenco) sem primeiro de deixar envolver por um manto de desejo e seducao. Ate' podem nao se sentir atraidos, ate' pode nao levar a nada, mas enquanto se danca, tem que ser fogo, tal qual a cor de fundo de ambas as fotos.

    :)

    By Blogger T. M., at 3:28 da tarde  

  • ...ou seja, eles nao se desejam "'as escondidas" no sentido de que isso tem que estar na danca, e como tal sera visivel para toda a gente que os veja. Eu ja vi muita gente a dar passos de tango ou salsa com tecnica perfeita e sem alma nenhuma e da-me vontade de manda-los parar imediatamente! E' um insulto, um atentado. A tecnica aqui e' mesmo uma mera ferramenta, e sem o adorno nao vale de nada.

    QUanto ao homem/mulher, repara na 3a fotografia. Eu leio-a como sendo a mulher a mostrar o seu poder, a fazer-se dificil para a danca, enquanto o homem tenta manter uma certa compostura. Tem que ser o homem a convidar mas e' a mulher que decide se danca ou nao. O "poder" da mulher esta' nisso. Mas depois de aceitar a danca, ela tem que se entregar nos bracos do homem, e e' bom que o homem saiba comandar!

    (Espero que as eventuais feministas
    da praca consigam entender esta "dualidade" fundamental no tango. Acho que sim.)

    PS: alguem imagina robots a dancar tango sensualmente? Fica mais uma pergunta para o eterno desafio de ate' onde pode ir a Inteligencia Artificial.

    By Blogger T. M., at 3:38 da tarde  

  • eu concordo: NUNCA!!! :)

    By Blogger T. M., at 10:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home