aforismos e afins

20 janeiro 2006

O contraditório e CCS

Sobre o artigo de Eduardo Lourenço (ver aqui) escrevi um longo comentário n'O Espectro. Constança Cunha e Sá destacou-o aqui, como contraditório à sua posição, desenvolvida aqui (e já comentada).
.
Já outros o disseram, mas não é demais repetir: a chegada de CCS à blogosfera é uma lufada de ar fresco. Uma lufada a cair para o "vendaval". Falava há dias com alguém que me dizia que a blogosfera é um permanente "choque de egos", sem qualquer possibilidade de "conversação política". Eu percebo (e concordo com) o comentário. Felizmente, há excepções que tornam a troca de ideias possível, agradável e não raras vezes instrutiva. CCS é seguramente uma delas. Que se expõe ao debate como poucos. Que não por acaso tem mil visitas diárias desde que iniciou uma carreira blogosférica a solo n'O Espectro. Com segurança e serenidade tais que o seu nome não poderia ser outro. Que falta nos fazia, Constança.

2 Comments:

  • Um espectaculo nao e'?
    Eu costumo desconfiar de quem vem dos jornais (e comunicacao social em geral) para a blogoesfera. Geralmente acho que nao tem pedal para aguentar os debates francos, honestos, agrestes e sem salameques da blogoesfera. Mas a CCS e uma excepcao tremenda. Ela e' ainda melhor na blogoesfera do que nos canais tradicionais

    By Anonymous Anónimo, at 10:06 da manhã  

  • "Geralmente acho que nao tem pedal para aguentar os debates francos, honestos, agrestes e sem salameques da blogoesfera."

    Eu acho que não é terem "pedal" - é mais terem "pedestal" :-)

    Eu acho, como tu também, que o mais "natural" é haver essa postura de distanciamento dos "notáveis" da comunicação social. OU sem comentários, ou com comentários mas sem responder aos comentadores, sempre com o ar de quem está (um nível) acima (ou mais). Como isso é natural, não acho que seja criticável.

    Mas é isso que torna CCS - e a sua postura - um "espetáculo", como bem dizes. Porque se diferencia de todos os outros, e, arriscaria eu, não o faz com qualquer intuito "instrumental". Acho que é mesmo por prazer, e predisposição pessoal ao debate.

    "Ela e' ainda melhor na blogoesfera do que nos canais tradicionais"

    Imagino que sim, embora eu não tenha acesso à TVI daqui. CCS está na blogosfera como quem está em casa. Quando já se chegou a um certo nível onde náo se tem que provar nada a ninguém, este desprendimento torna-se mais fácil. Mas mesmo assim é assinalável a forma como CCS está na blogosfera. Uma tremenda surpresa, sem dúvida.

    By Blogger Tiago Mendes, at 4:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home