aforismos e afins

21 janeiro 2006

Parabéns ao «Expresso»

Se a estratégia de captar leitoras adicionais para a «Única» passava por um enfoque nas "mulheres-em-crise", conseguiram alcançar o objectivo. [Reparem que o enfoque é razoável - elas são 90% do todo].
.
A juntar à ternura pueril que transborda da sua foto bolachuda, MEC tem conseguido a proeza de ter uma escrita ainda mais light e tipicamente "de gaja"*** que a escrita da antecessora. A milhas das saudosas crónicas publicadas em vários livros. Por este andar, qualquer dia temos consultório tipo «Maria» no semanário na Nação.
.
***não, apesar de tudo não é um pleonasmo. Saudades para o ex-editor Vítor Rainho, que além de ter uma escrita leve, versátil, agradável, e uma postura desprendida, sempre punha alguma ordem no galinheiro na casa.

5 Comments:

  • tiago, começa a ser doentia essa tua obsessão pela temática "gaja" issues! esse [quase] desprezo pela [aparente] futilidade feminina não abona nada em favor da tua "inteligencia emocional" [mas provavelmente, como representante do género masculino a tua IE será muito residual...]

    mas tens razão o MEC é soberbo no estilo escrita "light e de gaja"...

    O consultório tipo «Maria» seria muito interessante numa publicação como o Expresso, [havia um programa na RTP N muito interessante, "Estes dificeis amores", que era um optimo consultório...]

    By Blogger aL, at 2:01 da tarde  

  • "tiago, começa a ser doentia essa tua obsessão pela temática "gaja" issues!"

    Há alguma obsessão que não seja doentia?

    A temática agrada-me, e acho que da tua parte é que há alguma obsessão com a minha suposta obsessão.

    "esse [quase] desprezo pela [aparente] futilidade feminina não abona nada em favor da tua "inteligencia emocional""

    A futiliade não é aparente, é real. E não é desprezo, porque não é crítico. É apenas uma constatação dum facto e não uma opinião. A futilidade é o que é, e faz parte da vida. Não esperes é que eu constate coisas destas com o ar "queriducho" (por exemplo) dum Pedro Mexia.

    "[mas provavelmente, como representante do género masculino a tua IE será muito residual...]

    Os homens têm em média menos IE, sem dúvida.

    Da minha parte, é um facto que a minha inteligência "abstracta" é maior que a "emocional". Que a última seja (apesar disso) relativamente "grande", é assunto para não ser debatido aqui nestes fóruns.

    "mas tens razão o MEC é soberbo no estilo escrita "light e de gaja"..."

    Eu por acaso discordo. Acho que mesmo para escrita "light" o MEC tem feito crónicas muito fraquitas. Quis apenas apontar isso duma forma relativamente (e subjectivamente - óbvio) humorística.

    "O consultório tipo «Maria» seria muito interessante numa publicação como o Expresso, [havia um programa na RTP N muito interessante, "Estes dificeis amores", que era um optimo consultório...]"

    Não sei, porque só conheço (infelizmente, ando para espreitar a Maria há tempos mas não ganho coragem para tal) essa coluna de excertos que se publicam em blogs, mandam por emails, etc. Eu preferia que a revista voltasse aos velhos tempos em que tinha mais reportagem e mais qualidade. Não que este tipo de literatura (de "gaja") não deva ter lugar. Mas poderiam ter mantido os cadernos separados. Entre 10 ou 11, não vem nenhum mal ao mundo.

    By Blogger Tiago Mendes, at 4:29 da tarde  

  • 1. «Há alguma obsessão que não seja doentia?» sim há! os comportamentos obsessivos que não prejudiquem a vida do individuo na sociedade, não são considerados doença...

    2.«acho que da tua parte é que há alguma obsessão com a minha suposta obsessão.» não é com a tua em particular, é com este tipo de discurso em geral, cuja a argumentação é também partilhada por aqueles que defendem a superioridade [intelectual] masculima. e assim sendo não posso não deixar de reagir!

    3. «Não esperes é que eu constate coisas destas com o ar "queriducho" (por exemplo) dum Pedro Mexia.» eu não considero o mexia um "queriducho", mas também agradar-me-ia mais perceber que poderias ter um discurso mais polido sobre o assunto, e não um discurso de um sexismo [troglodita] desprezível;

    4.«Que a última seja (apesar disso) relativamente "grande", é assunto para não ser debatido aqui nestes fóruns.» eu NÃO pus em questão o tamanho [obsessão masculina??!!] da tua IE, portanto não ponhas palavras na minha boca que eu não disse. acho que é claro que "em média" os homens têm IE menor que as mulheres, "em média"

    5. discordamos, e ponto final

    6.«Não sei, porque só conheço (infelizmente, ando para espreitar a Maria há tempos mas não ganho coragem para tal) essa coluna de excertos que se publicam em blogs, mandam por emails, etc» não deves falar do que não sabes!

    7. «Eu preferia que a revista voltasse aos velhos tempos em que tinha mais reportagem e mais qualidade.» está a referir-te à Única?? se sim, também concordo, mas acho que é também interessante haver uma coluna de informação/aconselhamento/pensamento sobre educação emocional e sexual para a upper class;

    8. até ao ponto 5. os comentários devem ser lidos de forma [bastante] combativa e [um pouco] violenta, do ponto 6. em diante a leitura deverá ser feita de modo muito mais tranquilo... obrigada, e até breve

    By Blogger aL, at 5:19 da tarde  

  • [2. / 3.] Acho piada teres tanta facilidade em falar da superioridade "em média" das mulheres no que concerne à IE (que eu subscrevo) mas recusares-te liminarmente a admitir que se possa discutir a possível diferença que exista relativamente à IA - dizendo que é de um "sexismo troglodita" sugerir qualquer superioridade - o que caracteriza bem o teu "feminismo".

    [4.] Acho piada tu achares que eu pus alguma coisa na tua boca. Não pus. Apenas aproveitei a dica para esclarecer esse ponto.

    [7.]Acho piada mencionares que uma eventual coluna de aconselhamento et. al seria para a "upper class" (lembra-me levemente o«Matchpoint», não sei porquê).

    [3.] Acho piada isso de eu dever ser "mais polido". Eu não ando aqui para agradar a ninguém, e escrevo o que me apetece da forma que me apetece.

    Mas como acho ainda mais piada a outras coisas, fico por aqui.

    By Blogger Tiago Mendes, at 6:09 da tarde  

  • nota inicial: acho muita piada [sarcasmo] ao facto de achares piada [ridiculo/simpatia/ironia - não percebi...] a tudo aquilo que afirmei

    [2./3] eu nunca disse que não admitia qualquer sugestão de superioridade. os homens são diferentes das mulheres, activam zonas diferentes do cerebro para efectuar a mesma operação. mesmo dentro do mesmo género há diferenças substânciais para se ter cuidado com generalizações. Eu nunca falei em superioridade no que respeita à Inteligencia Abstrata, as emoções estão no cerebro e não no coração!

    [7.] ainda não vi o filme, nem tenho lido as criticas, portanto é uma observação que me passa ao lado. importas-te de me explicar a correlação?
    («coluna de aconselhamento et. al seria para a "upper class" » faltam letras?? ou eu não percebo as abreviaturas...)

    [3.]eu não disse que "devias ser" eu disse que seria mais de meu agrado reconhecer-te enquanto uma pessoa com um discurso mais ponderado, but that's my point of view...

    have fun and a very nice weekend !!! ;)

    By Blogger aL, at 8:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home