aforismos e afins

27 junho 2005

Cunhal (5)

Alguma vez esteve com Estaline?
Vi-o uma vez, mas só de passagem. (...) Não quero fazer uma apreciação pessoal de Estaline.

Mas do estalinismo...
Eu não vou propor ou sugerir uma leitura, mas eu escrevi muitas páginas sobre a caracterização do estalinismo. (...) É uma coisa que não queremos e que repudiamos. O estalinismo como ideologia, acção política, como organização do Estado, como organização do partido, como intervenção antidemocrática interna ou externa do partido. Naturalmente que rejeitamos. (...)
(...)
Não responde é a URSS, "o Sol da Terra", como disse há uns anos?
Uma vez que essa minha suposta resposta tem sido reproduzida muitas vezes, vou esclarecer em que circunstâncias e em que contexto afirmei coisa semelhante. Foi durante a II Guerra Mundial. Estávamos em profunda clandestinidade, os exércitos hitlerianos iam até aos Pirinéus, iam até Moscovo, invadiam a Noruega e o mundo parecia já derrotado e abafado pelo fascismo. Os japoneses invadiam o sudeste da Ásia e parecia não haver nenhuma esperança. Em Portugal, aqueles que se interessavam pela sorte da Guerra tinham uns mapazinhos com umas bandeiras assinalando a linha da frente e, segundo os comunicados que chegavam, iam deslocando as bandeiras e examinando a situação. Para aqueles que viviam a ameaça da invasão da península pelos hitlerianos, a notícia de uma vitória na frente soviética era para nós como o Sol que vinha do Oriente. Foi isso que eu quis dizer.»

5 Comments:

  • Boa tarde.
    Será possível indicar-me a origem desta entrevista? Alguma das que foram feitas pela Maria João Avilez? Obrigado.

    By Blogger G., at 8:14 da tarde  

  • Caro g., nos próximos dias vou publicar os restantes excertos (se publico tudo perde-se o fio à meada). A entrevista foi dada em 1990 ao Independente, feita pelo Miguel Esteves Cardoso e Paulo Portas. Foi republicada no Independente de 18 de Junho que infelizmente já não está online, porque aqueles "meninos" não têm archives online (a não ser que tenha visto mal). Já agora, parabéns renovados pelo seu blog, que gostei de visitar.

    Quanto à Maria Avillez, aconselhava o livro que saiu há pouco em que ela entrevista AC.

    By Blogger Tiago Mendes, at 9:34 da tarde  

  • (Apanhei-te mais uma vez... =) Tenho pontaria nos minutos em que espreito o blog...)

    By Anonymous Anónimo, at 10:14 da tarde  

  • hehehe, eu já adivinhava, minha cara :)

    (aprecio o teu "moderado" silêncio sobre o que viste aparecer à tua frente)

    By Blogger Tiago Mendes, at 10:22 da tarde  

  • Sabes como é, silêncios é comigo mesmo ;)

    By Anonymous Anónimo, at 9:30 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home