Eu sempre embirrei chamarem Quinto Concerto às variações, mas enfim... :)
Seja como for, e isto sem sustento musicológico, sempre identifiquei (ou quis identificar!) uma linha de interpretação de piano/teclado Bach-Beethoven-Liszt-Rachmaninov... é uma tetralogia de luxo!
Eu também acho um pouco estranho, mas segundo me lembro (não tenho a certeza) foi o próprio Rach a, digamos, "acoplar" a «Rapsódia sobre um tema de Paganini» aos outros 4 concertos. Pobre de mim que não tenho aqui nenhuma das colecções para ver isso :(
Qualquer musicólogo aí de praça, ou alguém que saiba a história desta "confusão" de nomes, agradece-se desde já a participação.
PS: A juntar à sua tetralogia, e até replicando o tema na mesa, teria que acoplar uma longa «rapsódia» Chopiniana. Ficavam os «5», então.
Em honra ao teu blog, aqui deixo citações que vêm a propósito, e estão definitivamente entre as minhas eleitas:
«Vivi, amei e toquei» (Rubinstein)
«It is not a profession to be a pianist and musician. It is a philosophy, a conception of life that cannot be based on good intentions or natural talent. First and foremost there must be a spirit of sacrifice.» (Michelangeli)
E, seguindo a linha de raciocinio desta, e em jeito de provocação:
«Music is a right, but only for those who merit it!» (Michelangeli)
10 Comments:
Não vale variações do Corelli ;)
By T. M., at 12:09 da manhã
também fez sobre Chopin...
...se bem que neste dia as indicadas seriam as variações de Beethoven sobre o Rule Britannia...
By AA, at 12:45 da manhã
Indeed, caro AA :) Se bem que o 5º seja sobre um tema de Pagannini... mas nada como variar as variações!
Mas neste dia concordo que não seria a escolha mais indicada... Obrigado pela visita e pelo link.
By T. M., at 1:02 da manhã
Eu sempre embirrei chamarem Quinto Concerto às variações, mas enfim... :)
Seja como for, e isto sem sustento musicológico, sempre identifiquei (ou quis identificar!) uma linha de interpretação de piano/teclado Bach-Beethoven-Liszt-Rachmaninov... é uma tetralogia de luxo!
By AA, at 10:10 da manhã
"Bota" luxo nisso!
Eu também acho um pouco estranho, mas segundo me lembro (não tenho a certeza) foi o próprio Rach a, digamos, "acoplar" a «Rapsódia sobre um tema de Paganini» aos outros 4 concertos. Pobre de mim que não tenho aqui nenhuma das colecções para ver isso :(
Qualquer musicólogo aí de praça, ou alguém que saiba a história desta "confusão" de nomes, agradece-se desde já a participação.
PS: A juntar à sua tetralogia, e até replicando o tema na mesa, teria que acoplar uma longa «rapsódia» Chopiniana. Ficavam os «5», então.
By Tiago Mendes, at 10:17 da manhã
Nananan nana nanaananan nanaa! Rapsódias de jeito, as de Liszt!
Aceito um Debussy, como quinto elemento (um outsider) entre Liszt e Rachmaninov...
By AA, at 11:36 da manhã
Ah, mas Debussy parece-me muito bem, muito mesmo... e eu depois ouco o Chopin 'as escondidas, no worries :)
By T. M., at 11:40 da manhã
:D
Temos consenso!
Deixem lá, eu também oiço Bruckner em pé de igualdade com Mahler, todos nós temos estas vergonhas :))
By AA, at 11:56 da manhã
Em honra ao teu blog, aqui deixo citações que vêm a propósito, e estão definitivamente entre as minhas eleitas:
«Vivi, amei e toquei» (Rubinstein)
«It is not a profession to be a pianist and musician. It is a philosophy, a conception of life that cannot be based on good intentions or natural talent. First and foremost there must be a spirit of sacrifice.» (Michelangeli)
E, seguindo a linha de raciocinio desta, e em jeito de provocação:
«Music is a right, but only for those who merit it!» (Michelangeli)
By Anónimo, at 1:33 da tarde
Obrigado pelas citacoes, Gabs, anytime! :)
By T. M., at 2:15 da tarde
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