aforismos e afins

29 julho 2005

Impossibilidade lógica e ontológica (2)

1. «Será que Deus existe? (...) se crês nele, existe; se não crês, não existe.» [Maximo Gorki]

2. «É a própria fé que é Deus.» [Alain]

3. «Não há nenhum Deus e o homem é o seu profeta.»
[Jens Peter Jacobsen]

4. «Se Deus não existe, tudo é permitido.» [Fedor Dostoievsky]

5. «Se Deus não existisse, era preciso inventá-lo.» [Voltaire]

6. «Deus não passa de uma palavra inventada para explicar o mundo.» [Alphonse de Lamartine]

7. «O homem apenas inventou Deus para lhe ser possível viver sem se matar.» [Fedor Dostoievsky]

9 Comments:

  • gostei muito de todos os posts que fizeste hoje, parabens
    gosto especialmente deste post sobre deus.

    achas que discutir a existência de deus é apenas masturbação intelectual (acredito que, de facto, ninguém pode saber a resposta certa) ou pode ter uma utilidade para além disso? e qual?

    acredito mais nas frases 1, 2 e 6 que nas restantes.

    (ihih, a maioria das conversas invocam números... será por seres de economia?)

    não concordo com nenhuma das frases do Dostoievsky, ou pelo menos acho que estão incompletas. não acho que o homem tenha inventado deus apenas como motor da moralidade, mas também para criar uma ordem uma lógica interior em campos que não têm necessariamente a ver com moralidade (exemplo: a parábola dos talentos tem mais a ver com a auto-gestão dos recursos internos do que com o bem ou o mal).

    a espiritualidade está para além da moralidade, e a moralidade prevaleceu à morte da espiritualidade

    By Blogger ana, at 1:41 da tarde  

  • Eu concordo especialmente com as de Dostoievski. Acho que é uma valente e saborosa masturbação intelectual, sim. Mas cansa um bocado, tal como o real. Quando tiver mais tempo vou pegar no assunto. Tx 4 d comment.

    By Blogger T. M., at 3:52 da tarde  

  • Abruta:

    1. Acabei de verificar que "todos" os autores estão correctos. Aliás, como deverás calcular, eu tiro as frases de livros e não de "cabeça";

    2. Do ponto anterior resulta que se eu me tivesse enganado seria meramente "distracção". "Parvoíce" é um adjectivo que não se aplica e "ignorância" também não, tal como ao citá-las isso não significa que seja "culto", mas somente que tive o "trabalho" (e o "interesse") de as anotar;

    3. De 1. e 2. a única conclusão que tiro é que tu tens realmente um gosto por discutir "ideias". Então num post com tantas frases, com um tema que tem tanto a dizer, o que te ocorre é lançar umas farpas que, coitadas, de "arte da rudeza" têm muito pouco.

    Enfim, acho que deves ter 2 dedos de testa para perceber isto.

    By Blogger T. M., at 8:45 da tarde  

  • "Desculpa! Precisas mesmo de saber comprar livros."

    Mas porque é que tu insistes em insultos pequeninos em vez de dizeres "quais" as frases que estão mal citadas? Porque não te centras na "essência", no debate de ideias, mas sim na pequena chacota? Eu não tenho paciência para isso, minha cara.

    Fico à espera. Não tenho nenhum problema em dizer-te o nome do livro, embora sendo o teu interesse apenas por "curiosidade" isso não me dê grande incentivo.

    Não me digas que tanto ressentimento foi por eu te ter "emparelhado" na prateleira dos "Sem-Link" com o teu adorado JPP? Vê lá. Se é isso, não há necessidade de te humilhares tanto.

    Fico à espera das correcções, que actualizarei com todo o gosto.

    Mas lembra-te disto: mesmo que os autores citados estejasm incorrectos - o que é de lamentar e corrigir - o que me chama a atenção são as FRASES em si. Estou-me a lixar para os autores, que aliás desconheço na maior parte. Seleccionei estas entre mais de 100 frases, e apenas pela IDEIA que transmitem. Mas se tu preferes a pequenas de te armares em menina culta, please do ti. Mas olha que ficas muito mal...

    By Blogger T. M., at 9:01 da tarde  

  • Estou à espera que me digas quais os autores das frases e prepara-te que vais ter post dedicado a ti. E eu cheio de trabalho, hoje, porra! Só tu, iluminada nada naif!!

    By Blogger T. M., at 9:16 da tarde  

  • Acalma-te miúda. Já te disse que vais ter post e não vai ser "levezinho". É melhor beberes um copito. Quanto às minhas férias, isso é assunto privado, obviamente.

    By Blogger T. M., at 9:19 da tarde  

  • Tu és tão chata, que eu vou escrever o post e nomear todas as minhas fontes excepto "essa". Chata, porra!!

    By Blogger T. M., at 9:26 da tarde  

  • Vai lá ver o teu Benfas e depois lês o post amanhã. A ver se aprendes umas coisas. POr exemplo "humildade".

    By Blogger T. M., at 9:36 da tarde  

  • Bem... Penso que essas descrições são frutos da ignorância. Os viventes que tecem tal argumento é porque, no mínimo, não conhecem a Deus. O próprio Deus já pensando nesses questionamentos do homem deixou um grande livro com a finalidade de responder todas essas perguntas. Falar de Deus sem antes procurar conhecê-lo é, para mim, uma grande ousadia de um fim muito trágico. "O homem peca por falta de conhecimento". Bastaria ler a Bíblia para se ter a certeza da existência de Deus. Não como parte de uma filosofia, mas pelas provas percebidas na história de vida de cada homem e da humanidade como um todo.

    By Anonymous Anónimo, at 2:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home