aforismos e afins

28 julho 2005

On-going debate

Diz o meu caro amigo João (d'Aveiro) acerca deste post:

«Ui. A frase está muito forte! Muitos conceitos. Muitas provocações.
Haverá alguma ligação entre religião e prazer? Haverá um instinto religioso? Temos a questão da verdade? O que é a verdade? Por quais olhos? A realidade? Perceptiva? Individual? Geral?

Muda e fria. Será isto a tradução de uma incapacidade da sua compreensão na sua total extensão, algo que existe para além de nós? Algo em que o nosso impacto é mínimo?

Uma coisa é certa! Olha fizeste-me pensar! Penso que era esse o teu ponto e não o de expressão de opinião? Talvez uma ponderação para? Ponho-te aqui a definição da enciclopédia porque tinha em mente ou melhor associava a questão de hedonismo mais ao físico, e daí o despertar entre a ligação físico e religião.

Hedonismo
Doutrina que considera o prazer como supremo fim da vida (filosofia);
Busca platónica de prazer e especialmente do prazer físico (psiquiatria);
Doutrina segundo a qual o homem procura, de ordinário, conseguir o máximo de prazer à custa do mínimo de esforços (economia).

Gostei, como provocação!»

Meu caro: todos os aforismos/reflexões que coloco aqui são sempre uma "ponderação para", para usar a tua feliz expressão. Aliás, é por isso que eu gosto de aforismos - porque são sempre um bom ponto de partida para uma (qualquer) discussão, e esse é um dos meus entretenimentos favoritos, como expliquei aqui. Uma pitada de provocação ajuda a temperar. E, sim, são sempre um convite aberto à reflexão do leitor, e geralmente expressam uma opinião próxima da minha, embora não necessariamente coincidente.

Bom, tanta palheta só para agradecer o teu comment e dizer-te que vou pensar em escrever qualquer coisa sobre isto. Aliás, sobre isto e sobre este post, que também tem muito que se lhe diga... "Até já".

1 Comments:

  • então e vocês consideram-se hedonistas? e se sim, em que sentido?

    a mim parece-me muito interessante a perspectiva económica da definição

    By Blogger ana, at 11:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home