aforismos e afins

19 setembro 2005

Leitura recomendada

"De facto, o valor gerado numa economia é função de dois factores: a qualidade dos seus recursos (capital físico, recursos humanos, recursos naturais); e a eficiência com que estes recursos são empregues.

É indiscutível que a economia portuguesa precisa de melhores recursos físicos e humanos. Precisamos de elevar o nível tecnológico; melhorar a educação básica e secundária; formar melhores gestores. Mas seria um erro pensar que a solução está na qualidade dos recursos. A solução está principalmente na melhoria do emprego dos recursos que temos
."

3 Comments:

  • mas a formação é importante para que se melhore o emprego dos recursos... principalmente a formação em gestão de recursos humanos.
    toda os meus amigos acham que esse é o principal problema da empresa onde trabalham (eu cá, como sabes, é mais academia, e aí o aproveitamento dos recursos humanos nem sp é o melhor, tb)

    By Blogger ana, at 5:01 da tarde  

  • sim, essa formacao e' importante, porque esta ligada 'a melhoria (por melhor gestao) do que ja' existe.

    a outra formacao tb e' obviamente importante. o ponto do artigo, que achei interessante (apesar de "obvio" em certa medida, mas e' raro alguem dizer estas verdades) e' que tem que haver um compromisso entre aproveitar o que temos e melhorar o que temos.

    a ideia peregrina de que vamos fazer I&D e melhorar isto e aquilo para chegar aos niveis do Japao ou da Suecia e' que esta' errada, e leva, nao so' a erros demasiados, mas em geral 'a inercia, mto pela megalomania e desadequabilidade das propostas.

    eu compreendo bem os teus amigos - as empresas em portugal funcionam mal, mas sobretudo ha' aquela "atitude" portuguesa generalisada que nao ajuda (almocos de 2 horas, abuso de internet, olhar para o que o colega faz ou nao faz, etc, o patrao que e' isto e aquilo, etc).

    quanto 'a investigacao, palavras para que. cada um gere o seu tempo e apresenta resultados. parece-me bem. (que ninguem saiba que estamos na internet, ouviste? "chiu")

    :)

    By Blogger Tiago Mendes, at 5:08 da tarde  

  • internet? isto é a internet? eu cá tou a trabalhar!


    eu acho que tv sejemos um povo um bocadinho mais carente de relações humanas que os outros, ou que as gere de uma forma pouco eficiente, e não separa trabalho de conhaque.

    megalomania e portugal? não entendo ;-)

    By Blogger ana, at 6:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home