aforismos e afins

13 julho 2005

O Intelectual (1/10)

«Não há maior tragédia do que a igual intensidade, na mesma alma ou no mesmo homem, do sentimento intelectual e do sentimento moral. Para que um homem possa ser distintivamente e absolutamente moral, tem que ser um pouco estúpido. Para que um homem possa ser absolutamente intelectual, tem que ser um pouco imoral. Não sei que jogo ou ironia das coisas condena o homem à impossibilidade desta dualidade em grande. Por meu mal, ela dá-se em mim. Assim, por ter duas virtudes, nunca pude fazer nada de mim. Não foi o excesso de uma qualidade, mas o excesso de duas, que me matou para a vida.»

[Fernando Pessoa]

6 Comments:

  • A serio que entendes, Marta? E' que realmente se entendes - bem la' dentro - de facto isso significa que a dualidade inevitavelmente traz muita perturbacao... bem, pelo menos nao estou sozinho nessa forma de estar :)

    By Blogger T. M., at 2:53 da tarde  

  • como o próprio FP diz, cansa ser ... e de facto há momentos em que me sinto cansado; a ignorância gera confiança, descanso e paz

    By Blogger jmnk, at 3:20 da tarde  

  • espelho, acrescentaria (se n te importas) um pouco de equilíbrio ao final da tua frase: para ser +/-feliz tenho que ser -/+ infeliz.
    (desculpa mas hoje acordei estequiométrico)

    By Blogger jmnk, at 5:03 da tarde  

  • Fizeste bem trocar os sinais 'a Espelho, caro jmnk, porque de outro modo seriam polos iguais sem qualquer atraccao. Assim estao muito mais ying-yang. Mas tu, ouve la', andas com uns acordares tao variados e inspirados, tens alguma receita para isso? E' que eu estou farto de acordar da mesma maneira :)

    By Blogger T. M., at 5:31 da tarde  

  • sicuro, specchio mio ;)

    By Blogger jmnk, at 12:15 da manhã  

  • tiago, a receita :

    precisas: 6M de HNO3, 9M de H2SO4 e argon;
    preparas: SnCl2 (sol.) 10%, KMnO4 (sol) 10%, 1,5M hidroxilamina (sol.), solução de 100 ppm Mercúrio

    todos os dias ao acordar durante 3 anos, vais ver q resulta ;)

    By Blogger jmnk, at 12:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home