aforismos e afins

30 novembro 2005

Re: Silogismo para multiculturalistas

Caro Henrique, julgo que no teu argumento há duas coisas a apontar. Uma é que falta a premissa «Todos os multiculturalistas apoiam as minorias». Coisa menor, dado que ela é facilmente dedutível. O problema está em sugerires (2) como sequência lógica de (1), o que manifestamente não é (sempre) verdade. O facto de haver menos pessoas num grupo A, não significa que esse grupo seja uma minoria. Estás a confundir fluxo com stock. Só a partir de certo nível é que se poderá falar de minoria, pelo que não basta observar uma tendência decrescente para tal concluir.

Assim, o silogismo que julgo pretendias fazer,

Premissa 1: Os multiculturalistas defendem todas as minorias
(Premissa 2': Os crentes católicos decrescem em número)
Premissa 2: Os crentes católicos são uma minoria
Conclusão: Os multiculturalistas defendem os crentes católicos,

não é verdadeiro, porque a passagem que existe da premissa 2' para a premissa 2 não é formalmente válida, e isso faz com que a premissa 2 não seja necessariamente verdadeira. Como a tua afirmação pretende ser universal, isto implica que a conclusão, embora válida, não possa ser considerada verdadeira, e isto é independente das noções de «minoria» e «multiculturalista», para além de pressupor (a teu favor) que a premissa 1 é verdadeira.

2 Comments:

  • Parece-me que o Henrique se ve obrigado a definir minorias em termos meramente quantitativos porque caso contrario tinha de entrar pelas questoes de identidade. Isso levava-nos a multiculturalismos e pos-modernismos varios que ele tem de evitar. A posicao do HR e auto-contraditoria ou simplista NECESSARIAMENTE, para que as minorias sejam algo mais do que um numero pequeno, ele tinha de por em causa tudo aquilo que defende...

    Por isso recorre a piada e a provocacao.

    By Blogger Joao Galamba, at 4:12 da tarde  

  • O que tem piada nesse silogismo do Henrique Raposo é que ele esquece que se verifica empíricamente que os católicos apoiam os multiculturalistas. Mas para compreender isso ele teria que pousar os livritos de teoria política e estudar coisas comezinhas como a Lei de Liberdade Religiosa, o que dizem os dirigentes do ACIME, ou São Boaventura.

    By Blogger Ricardo Alves, at 4:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home