aforismos e afins

21 janeiro 2006

O meu [*] é mais moderado que o teu

Os meus resultados no já famoso teste político The Moral Matrix (que descobri no blogue do Miguel Madeira):
.
(Moral Order, Moral Rules) = (-2.0, -1.5)
.
System: Liberalism
Variation: Moderate Liberalism
Ideologies: Capital Democratism
US Parties: Democratic Party
.
Presidents: Bill Clinton (90.12%)
.
Ou seja: o algodão não enganou. Tirando a inefável americanice que é o «God Bless America» (mais tudo o que estiver a jeito para abençoar), Clinton é dos poucos políticos nos quais me revejo substancialmente (ok, também teria escolhido uma secretária com outra classe). Sem surpresa, e com agrado, verifico que o José Barros tem um posicionamento quase idêntico ao meu. A haver diferença, parece ser que eu sou (ainda) mais moderado que ele. O Manuel Pinheiro seria a outra "aposta" para afinidades máximas neste teste. O Bruno Gonçalves também teve praticamente o mesmo resultado embora se tenha mostrado algo surpreendido com ele (como explica nos comentários).
.
Outras pessoas cujos resultados me deixam curioso são o André, o Bernardo, o Karloos, o LA-C, o Luís Pedro, entre tantos outros. Os dois-fuguianos podiam já agora complementar a informação disponibilizada, para nós sabermos a quantos passos é que eles estão da verdadeira e redentora «Austricização / Iluminação» (não riscar nada, s. f. f.). E estou curioso de saber para que lado cai o «conservador-liberal» Henrique Raposo (quer-me parecer que o Conservatism será o preponderante).
.
Aqui ficam outros resultados para comparação. Aproveitem e enriqueçam o vocabulário quanto a (variantes de) sistemas políticos.
.
Resultados do Miguel Madeira :
System: Socialism
Variation: Moral Socialism
Ideologies: Social Democratism, Activism
US Parties: No match.
.
System: Liberalism
Variation: Economic Liberalism
Ideologies: Progressive NeoLiberalism
US Parties: No match.
.
Resultados do André Azevedo Alves:
System: Conservatism
Variation: Extreme Conservatism
Ideologies: Ultra Capitalism
US Parties: No match.
.
*Liberalismo - claro.

45 Comments:

  • já agora,

    Your scored -4 on the Moral Order axis and 0 on the Moral Rules axis.

    The following items best match your score:
    System: Socialism, Liberalism
    Variation: Moderate Socialism, Moral Socialism, Moderate Liberalism, Moral Liberalism
    Ideologies: Social Democratism, Capital Democratism
    US Parties: Democratic Party
    Presidents: Jimmy Carter (100%)
    2004 Election Candidates: John Kerry (90.12%), Ralph Nader (90.12%), George W. Bush (54.50%)

    By Blogger jmnk, at 1:50 da manhã  

  • Porra, homem, isso é que é múltipla personalidade!! Neste caso, diria que tu - dentro do sistema político global - tens que ganhar definitavemente o prémio da "moderação" :-)

    By Blogger Tiago Mendes, at 1:54 da manhã  

  • Matches

    The following items best match My score:

    System: Liberalism
    Variation: Moderate Liberalism
    Ideologies: Capital Democratism
    US Parties: Democratic Party
    Presidents: Gerald Ford (90.62%)
    2004 Election Candidates: John Kerry (93.01%), Ralph Nader (77.25%), George W. Bush (67.37%)

    By Anonymous Anónimo, at 3:07 da manhã  

  • Eu sabia que faltava alguém na minha lista: tu eras um deles, caro Filipe: obrigado pela info ;)

    By Blogger Tiago Mendes, at 9:51 da manhã  

  • Ja' que perguntas pelo meu ai vai:

    Your Score

    Your scored -2 on the Moral Order axis and -4 on the Moral Rules axis.

    Matches

    The following items best match your score:

    System: Liberalism
    Variation: Moderate Liberalism, Economic Liberalism
    Ideologies: Capital Democratism
    US Parties: Democratic Party
    Presidents: Bill Clinton (95.06%)
    2004 Election Candidates: John Kerry (90.12%), Ralph Nader (71.70%), George W. Bush (68.75%)

    By Anonymous Anónimo, at 10:12 da manhã  

  • Viva LA-C,

    O teu resultado é quase igual ao do José Barros (-1.5, -3.5). FIcamos mais próximos do que julgava - uma agradável surpresa.

    Confesso que esperava que ficasses algures entre um "Moderate Socialism" e um "Moderate LIberalism", a pender mais para o segundo. É um teste, mas assim como assim... vale o que vale.

    Abraço,

    By Blogger Tiago Mendes, at 10:27 da manhã  

  • Este teste, para ser mais subtil, devia em cada questao perguntar-nos qual a importancia que atribuimos ao tema da questao.
    Penso que este aspecto valorativo seria essencial para perceber diferencas entre pessoas de bom senso, que perante uma determnada questao tendem a responder da mesma maneira, mas que no fm acabam por fazer opcoes politicas distintas

    By Anonymous Anónimo, at 10:39 da manhã  

  • epah, não fiz copy paste daquilo...

    By Blogger AMN, at 12:41 da tarde  

  • Your scored 0 on the Moral Order axis and -3 on the Moral Rules axis.

    The following items best match your score:

    1. System: Conservatism, Liberalism
    2. Variation: Moderate Conservatism, Moderate Liberalism
    3. Ideologies: Capital Republicanism, Capital Democratism
    4. US Parties: Republican Party, Democratic Party
    5. Presidents: Gerald Ford (100%)
    6. 2004 Election Candidates: John Kerry (86.02%), George W. Bush(76.20%), Ralph Nader (68.13%)


    [aguardo comentários do analista, ;)] [e já agora não é possivel inserir a imagem da matriz, é que o meu cerebro feminino é muito limitado quanto à capacidade de abstração! lol :p]

    By Blogger aL, at 12:52 da tarde  

  • Estranho...
    Primeiro deu Socialism. Assustado com o resultado refiz o teste e deu Conservatism! Curiosamente mudei a resposta em apenas duas perguntas e nem sequer fui para as respostas mais radicais. Pelo menos fiquei a saber que os resultados liberais do teste não querem nada comigo. Como em apenas duas perguntas (em 16) se consegue ir para o outro lado do espectro é uma verdadeira arte mágica.

    ILV

    By Anonymous Anónimo, at 12:56 da tarde  

  • Tiago,

    É verdade que fiquei surpreendido, mas foi com o presidente... Embora tenha uma grande admiração por Bill Clinton, nunca pensei que fosse tanta a afinidade. (95%) Uma agradável surpresa! ;)

    Abraço

    By Blogger Bruno Gouveia Gonçalves, at 1:12 da tarde  

  • Ah! Ok, Bruno. Pensei que gostarias de ter tido um resultado mais próximo do que o RAF teve, do "neo-liberalism".

    Alaíde: era o que eu esperava de ti. Não tenho grandes afinidades com "Conservatism", tenho que admitir. Tentei publicar a foto, mas não deu. O mais importante são, contudo, os resultados qualitativos. E eu dei as coordenadas de qualquer modo... o que é para aí o 7º ano de Matemática :)

    AMN: não fujas com o rabo à seringa, homem. Faz lá o teste outra vez, para ver se estás colado ao Azevedo Alves ou próximo do RAF.

    LA-C: claro que tens razão no que dizes quanto à ponderação. No entanto, comparando com outros testes, este parece-me dos melhorzinhos. Só o labelling das coordenadas é que me parece algo infeliz, porque muito pouco claro (ler o que o Miguel Madeira escreveu sobre isto).

    ILV: de facto parece um pouco estranho, embora eu admita que é mais fácil ir de Conservatism para Socialism e vice-versa do que o contrário, dado o papel do Estado em assuntos morais. Temos que nos lembrar que isto é feito na óptica da política americana. pelo que este "Conservatism" tem uma interpretação peculiar.

    AMN: quero mesmo saber os teus resultados, e os do AA, apareçam!

    By Blogger Tiago Mendes, at 1:25 da tarde  

  • Correcção:

    "embora eu admita que é mais fácil ir de Conservatism para Socialism e vice-versa do que o contrário"

    Devia estar, claro "do que para o LIberalism".

    By Blogger Tiago Mendes, at 1:26 da tarde  

  • «Alaíde: era o que eu esperava de ti. » nada imprevisível portanto! digamos que me revejo suficientemente bem nesta matriz, dado que sou obviamente muito centrista e muito pouco ideológica[uma bússola desmagnetizada]... no entanto fiquei muito desiludida com o presidente dos EUA, 100% G. Ford [quem é este ford, alguém se lembra dele?? é apenas o tipo em tempos de transição], eu queria era o JFK que tinha muiiito glamour, isso sim, era um presidente! [e com muito bom gosto na escolha das amantes...]

    darling, curiosamente entre o 7º e o 9º ano a minha pior nota a matemática foi uns miseráveis 82%! :p, é que a imagem daria outro colorido ao post, é apenas uma questão estética...

    By Blogger aL, at 1:46 da tarde  

  • Aí tens, feito de novo:

    Your scored 0 on the Moral Order axis and -4 on the Moral Rules axis.

    Matches

    The following items best match your score:

    System: Conservatism, Liberalism
    Variation: Moderate Conservatism, Economic Conservatism, Moderate Liberalism, Economic Liberalism
    Ideologies: Capital Republicanism, Capital Democratism
    US Parties: Republican Party, Democratic Party
    Presidents: Gerald Ford (95.58%)
    2004 Election Candidates: John Kerry (84.07%), George W. Bush (77.47%), Ralph Nader (65.48%)
    Statistics

    Of the 148093 people who took the test:

    1% had the same score as you.
    73.7% were above you on the chart.
    21.2% were below you on the chart.
    28.5% were to your right on the chart.
    59.9% were to your left on the chart.

    By Blogger AMN, at 2:18 da tarde  

  • Grato, AMN.

    TU pareces-me (mais) um "Maria vai com todas". Se emigras para os States, tens que te desmultiplicar e ter uma proporção de militância em cada partido ;)

    Abraço,

    Tiago

    PS: agora a sério, era isso que eu estava à espera: duma moderação "entre" o C. e o L., tal como apresentados o teste.

    By Blogger Tiago Mendes, at 2:28 da tarde  

  • Mas limitei-me a responder às perguntas. Não coloquei cruzinhas nas relevâncias das perguntas, o que penso que possa alterar o resultado e fazê-lo pender para um dos lados...

    By Blogger AMN, at 2:35 da tarde  

  • Caro Tiago,

    É sem surpresa que os resultados são próximos.:)
    Fico também contente de estar próximo do LA-C que é (alguém o disse) o melhor blogger de esquerda da blogosfera. Só não acho que seja de esquerda, mas é um pormenor...
    O teste é bom; tem limitações, visto que nem sempre a resposta que eu daria figura nas hipóteses dadas, mas ainda assim os resultados parecem-me bater certo para a maior parte das pessoas.

    By Anonymous Anónimo, at 4:21 da tarde  

  • Julgo que o LA-C, sendo (não gosto de rótulos, peço permissão para dizer isto) mais ou menos um "liberal de esquerda", está muito mais próximo do Labour e do Blair ou até dos Democrats e do clinton, do que do nosso Partido Socialista, com aquela pandilha que a gente conhece. Nesse sentido, eu (e tu) estaremos mais próximos dele do que julgávamos (pelo menos eu).

    By Blogger Tiago Mendes, at 4:33 da tarde  

  • Mais um para o clube dos moderados:

    -1.5 on the Moral Order axis and -4 on the Moral Rules axis.

    System: Liberalism
    Variation: Moderate Liberalism, Economic Liberalism
    Ideologies: Capital Democratism
    US Parties: Democratic Party
    Presidents: Bill Clinton (93.01%)

    By Anonymous Anónimo, at 6:35 da tarde  

  • Bem vindo, Vasco! :)

    PS: uma excelente oportunidade para não nos esquecermos do problema de "auto-selecção" presente nestas coisas de "afinidades":

    http://www.maoinvisivel.com/blog/archives/2006/01/ah_esses_maldit_1.php

    By Blogger Tiago Mendes, at 6:43 da tarde  

  • "Fico também contente de estar próximo do LA-C que é (alguém o disse) o melhor blogger de esquerda da blogosfera."

    Vários o terão dito (quanto a mim merecidamente), mas julgo que te referirás à votação que há tempos ocorreu no Insurgente. Para mim, há duas razões simples para o Luís ser um ilustríssimo representante da esquerda-moderada na blogosfera: tem voz própria (é um "indivíduo", não um instrumento para uma causa), e não embarca em lógicas de facção/barricada.

    By Blogger Tiago Mendes, at 6:53 da tarde  

  • Já agora, chegaram a exprimentar os outros testes?

    http://www.politest.fr/
    http://www.selectsmart.com/FREE/select.php?client=polphil
    http://www.selectsmart.com/FREE/select.php?client=zeron

    O mais interessante parece-me o segundo.

    (os meus resultados estão aqui)

    By Blogger Miguel Madeira, at 7:20 da tarde  

  • Vários o terão dito (quanto a mim merecidamente), mas julgo que te referirás à votação que há tempos ocorreu no Insurgente. Para mim, há duas razões simples para o Luís ser um ilustríssimo representante da esquerda-moderada na blogosfera: tem voz própria (é um "indivíduo", não um instrumento para uma causa), e não embarca em lógicas de facção/barricada.- Tiago

    Concordo plenamente. O LA-C tem uma vantagem enorme em relação aos "esquerdistas" da blogosfera: é especialista em economia e, por isso, percebe bem como as coisas funcionam e fundamenta as suas opiniões com factos e argumentos.
    Não acho que seja necessário ser-se economista ou jurista para perceber o mundo, mas algumas noções básicas de ambas as áreas ajudam a perceber a política e a tornar a discussão da mesma bastante mais interessante.

    By Anonymous Anónimo, at 9:35 da tarde  

  • "Não acho que seja necessário ser-se economista ou jurista para perceber o mundo, mas algumas noções básicas de ambas as áreas ajudam a perceber a política e a tornar a discussão da mesma bastante mais interessante."

    Concordo inteiramente. Da minha parte, a par da cadeira de Ciência Política, a de Introdução de Direito foi das que mais gostei na faculdade - fora da (micro)economia "pura e dura", que é a menina dos meus olhos. Tenho pena de não saber mais, mas vou aprendendo.

    "O LA-C tem uma vantagem enorme em relação aos "esquerdistas" da blogosfera: é especialista em economia e, por isso, percebe bem como as coisas funcionam e fundamenta as suas opiniões com factos e argumentos."

    Ele tem de facto essa característica, que se torna uma vantagem. Mas eu diria que a vantagem no LA-C não é tanto o saber (muito) de economia, mas antes a sua honestidade intelectual. O saber de economia é condição "concorrente", mas é a honestidade que é "fulcral" no debate de ideias. Se não estiveres convencido, pensa por exemplo num Louçã, ou noutros economistas à esquerda, que, para mantermos algum respeito quanto à sua competência temos que optar pelo epíteto de "demagogo" e "desonesto".

    Por esta atitude demagógica ser tão reinante na política portuguesa é que eu julgo preferível destacar a "honestidade intelectual" do LA-C em primeiro lugar, e só depois referir a sua formação, que permite comentários "autorizados", para além de "honestos".

    By Blogger Tiago Mendes, at 9:45 da tarde  

  • Por esta atitude demagógica ser tão reinante na política portuguesa é que eu julgo preferível destacar a "honestidade intelectual" do LA-C em primeiro lugar, e só depois referir a sua formação, que permite comentários "autorizados", para além de "honestos". - Tiago.

    Tens razão. Esqueço-me sempre que até na economia há pessoas como o Louçã.:)

    By Anonymous Anónimo, at 11:20 da tarde  

  • papava-te toda ó paleo-lésbia maluca

    By Anonymous Anónimo, at 12:05 da manhã  

  • "Faz lá o teste outra vez, para ver se estás colado ao Azevedo Alves ou próximo do RAF."

    "Colado", salvo seja...

    De qualquer forma, quem está comigo está com Deus. :-)

    By Blogger André Azevedo Alves, at 12:17 da manhã  

  • Os teus resultados são imbatíveis (lembras-te qual foi o resultado numérico?) e fazem jus aquela malta que se manifesta em Davos e noutros sítios onde o Marocas gosta de rumar, e onde parece que gritam contra os "ultra" capitalistas, e outros tipos assim com nomes pomposos. Qualquer dia ainda te vemos lá a ripostar com uns calhamaçóides do venerando Hayek :)

    By Blogger Tiago Mendes, at 12:49 da manhã  

  • O meu liberalismo é a maior que o teu...:)

    By Anonymous Anónimo, at 2:08 da manhã  

  • "O meu liberalismo é a maior que o teu... :)"

    Tens que provar, meu caro, não vale ter só garganta ;)

    By Blogger Tiago Mendes, at 9:19 da manhã  

  • Voltei cá agora e vi os comentários que foram feitos a meu respeito. Quero deixar um pequeno agradecimento.
    Fico contente por ver que o Vasco Gabriel é ideologicamente tão próximo de mim. Partilhámos gabinete por alguns meses, mas sempre pensei que o vasco fosse um pouco mais esquerdista do que eu. Os anos em Inglaterra devem-no ter moderado.

    By Anonymous Anónimo, at 4:35 da tarde  

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    By Blogger /b/, at 6:29 da tarde  

  • Caro Tiago, vide o que escrevi aqui no meu blog a propósito do assunto.

    Entretanto, fica aqui o meu resultado:

    Your Score
    Your scored -2 on the Moral Order axis and -2.5 on the Moral Rules axis.
    Matches
    The following items best match your score:
    System: Liberalism
    Variation: Moderate Liberalism
    Ideologies: Capital Democratism
    US Parties: Democratic Party
    Presidents: Bill Clinton (93.75%)
    2004 Election Candidates: John Kerry (95.06%), Ralph Nader (76.51%), George W. Bush (67.15%.

    Um abraço.

    By Blogger /b/, at 6:31 da tarde  

  • como é que tiveste acesso à minha colocação política?
    É que me recordo de fazer esse teste há já algum tempo mas nao me recordo nem dos resultados obtidos, nem de haver guardado esse teste em qualquer parte.
    Podia de toda a maneira repeti-lo mas dado o meu momentâneo (assim se espera)cepticismo sobre tantas coisas preferia rever o antigo.
    Dás-me uma dica?

    By Blogger AAA, at 7:28 da tarde  

  • Viva Bernardo,

    Sem surpresas, pois então :)

    Também fui ao teu blog e reparei que há lá muita diversidade - o que faz todo o sentido, dado que eles estão lá para o "contraditório" ;)

    Grande André,

    Imagino que estejas próximo também. Não tens pachorra para fazer o teste outra vez? :)

    Abraços e obrigado pelo feedback.

    By Blogger Tiago Mendes, at 7:58 da tarde  

  • O meu resultado não ficou muito longe do teu!!

    By Anonymous Anónimo, at 11:13 da manhã  

  • Your Score

    Your scored 0 on the Moral Order axis and -2 on the Moral Rules axis.

    Matches

    The following items best match your score:

    System: Conservatism, Liberalism
    Variation: Moderate Conservatism, Moderate Liberalism
    Ideologies: Capital Republicanism, Capital Democratism
    US Parties: Republican Party, Democratic Party
    Presidents: Gerald Ford (95.58%)
    2004 Election Candidates: John Kerry (86.74%), George W. Bush (74.23%), Ralph Nader (70.35%)

    By Blogger jcd, at 3:34 da tarde  

  • A minha contribuição (não me considero tão liberal como isto):

    Your scored -4 on the Moral Order axis and -5 on the Moral Rules axis.

    System: Liberalism
    Variation: Economic Liberalism, Extreme Liberalism
    Ideologies: Capital Democratism, Progressive NeoLiberalism
    US Parties: Democratic Party
    Presidents: Bill Clinton (92.03%)

    By Blogger Carlos Guimarães Pinto, at 6:34 da tarde  

  • jcd: obrigado por partilhares os resultados.

    Karloos: como dizia no teu blog, também fiquei surpreso com "tanto" liberalismo. Tu vê lá... lembra-te que no meio (do Liberalismo) é que está a virtude.

    By Blogger Tiago Mendes, at 8:04 da tarde  

  • "Fico contente por ver que o Vasco Gabriel é ideologicamente tão próximo de mim. Partilhámos gabinete por alguns meses, mas sempre pensei que o vasco fosse um pouco mais esquerdista do que eu. Os anos em Inglaterra devem-no ter moderado."

    E eu que pensava que o LA-C era um perigoso estalinista... Se calhar, falávamos de futebol. Aí, jogo com o pé esquerdo. Na política, convém ter cabecinha (i.e., não embarcar na tal lógica de barricada) e jogar com os dois pés!

    By Anonymous Anónimo, at 12:14 da tarde  

  • Ja agora
    1. System: Socialism
    2. Variation: Moderate Socialism
    3. Ideologies: Social Democratism
    4. US Parties: Democratic Party
    5. Presidents: Jimmy Carter (84.38%), Gerald Ford (84.38%)
    6. 2004 Election Candidates: John Kerry (84.38%), Ralph Nader (75.59%), George W. Bush (65.62%)

    Estou feito!!!! O algoritmo ditou a minha sentenca.

    By Blogger Joao Galamba, at 2:18 da tarde  

  • "Na política, convém ter cabecinha e jogar com os dois pés! "

    Na política e na Economia, acrescento.

    LA-C

    By Anonymous Anónimo, at 3:01 da tarde  

  • Muito interessante (a comparação entre os diferentes resultados )"

    Eu,por coincidência, tinha feito este mesmo teste à cerca de duas semanas!

    já agora deixo-os aqui:

    Your scored -1 on the Moral Order axis and -4.5 on the Moral Rules axis.
    System: Liberalism
    Variation: Economic Liberalism
    Ideologies: Capital Democratism
    US Parties: Democratic Party
    Presidents: Gerald Ford (92.03%)
    2004 Election Candidates: John Kerry (85.85%), George W. Bush (73.39%), Ralph Nader (67.15%)

    By Anonymous Anónimo, at 12:15 da manhã  

  • Uma curiosidade, o João Miranda "recusou-se" a fazer o teste ? ;D :)

    By Anonymous Anónimo, at 12:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home