aforismos e afins

21 fevereiro 2006

Ter de / Ter que

- Vamos hoje ao cinema?

- É pá'... afinal não vou poder ir, tenho que fazer...
[informação sobre algo que se tem em mãos]

- Então?

- Olha, tenho de arrumar o quarto, tenho de ir às compras, e tenho de ir cortar o cabelo. [Obrigações / deveres]

- Ok... Mas eu tenho mesmo de ir ao cinema. [Desejo / necessidade]. Estou com fome de filmes, e também me apetece esbanjar algum dinheiro na Assério & Alvim, hehe.

- Com pena minha, terás realmente de ir sozinho. [Inevitabilidade] A minha agenda também não está fácil. Tenho muito que escrever. Tenho de escrever três recensões de livros, mais uma de cinema e outra de música para aquela revista que anda muito na moda.

- No worries, mate. Deixa lá. Estou é a ficar com fome. Tens que comer em casa? Tenho mesmo de comer qualquer coisa rápido.
- Vamos ali à mercearia, que lá temos muito que comprar. E temos de ir já, antes que ela feche!

Ou seja, usamos:

"Ter de" para exprimir obrigação, necessidade, desejo, dever, inevitabilidade.

Por exemplo, "tenho de estudar" exprime uma necessidade, dever, ou desejo que o indíviduo sente relativamente ao acto de estudar.

"Ter que" como expressão idêntica a "possuir", "estar na posse de", etc, que se refere a algo que não é explicitado na frase, mas apenas sugerido.

A expressão "tenho que estudar" significa que há algo (por exemplo, cem páginas de matemática ou de história) que o indivíduo tem para estudar, quer sinta um dever ou não: o importante é que isso está à disposição para ele estudar.

Nota: agradecimentos são devidos à sra. Educadora por este muito esclarecedor link e pelo aclaramento complementar sobre um tema que me proporcionava erros constantes; e também ao Luís que me enviou em tempos uma prosa muito interessante sobre o assunto.

PS: eu, por exemplo, teria muito que blogar, mas tenho de me abster de fazê-lo. Depois duma pausa em jeito de serviço público, tenho de voltar à carga noutras frentes bem mais prioritárias. E sabe bem ter muito que fazer. Que é como quem diz, ter que escolher. E, depois, consciente dos apetites pela diversidade, ter de escolher bem.

13 Comments:

  • Eu com a minha dislexia madeirense caio muito nesse erro >)

    By Blogger AA, at 5:23 da tarde  

  • Ah, es mesmo da Madeira... eu a pensar que tinhas ido la' passar o ano so' por "fetiche" ;-)

    Agora ja' nao tens desculpa para incorrer nesse erro, I suppose.

    By Blogger Tiago Mendes, at 5:24 da tarde  

  • Excelente texto, Tiago!

    By Anonymous Anónimo, at 7:28 da tarde  

  • Serviço público.:)

    By Anonymous Anónimo, at 7:46 da tarde  

  • Grazie :)

    Zé: se e quando criares o tal blog, avisa a malta.

    By Blogger Tiago Mendes, at 10:56 da tarde  

  • Caro Tiago,

    Avisarei certamente se decidir ir em frente.

    Ps: gostava de fazer o blogue, mas ainda tenho de ver se sou capaz e se tenho tempo para fazer um blogue solitário. Um bom blogue a solo tem os seus custos de oportunidade. Tu sabes disso melhor que eu.:)

    By Anonymous Anónimo, at 1:44 da manhã  

  • "José Barros, os custos de oportunidade são elevados, mas os ganhos marginais por cada post não são de desprezar; e aumentam sempre com o tempo."

    Acho que ja' podia escrever um mini-tratado sobre a materia, mas alerto apenas para a questao de esses ganhos marginais crescentes poderem estar relacionados com uma coisa simples: vicio. Quanto mais tens, mais queres ter. Nesse sentido, os ganhos sao sempre crescentes porque estas disposto a deixar de fazer cada vez mais por um "chuto" adicional.

    Ou seja, Ze', pensa bem antes de te meteres nisto! :-)

    By Blogger Tiago Mendes, at 11:41 da manhã  

  • Um próximo tema poderia sero o "ir ao encontro de" e "ir de encontro a". Nos media é corrente falar-se em "ir de encontro à opinião de X" como sendo estando de acordo, quando sabemos que significa exactamente o contrário...

    By Blogger TA, at 3:16 da tarde  

  • Onde se leu "sero" deve ler-se "ser" e onde está "sendo estando" deveria estar "sendo estar"... são as pressas!

    By Blogger TA, at 3:17 da tarde  

  • Obrigado Telmo, e' uma ideia a ponderar, mas primeiro vamos deixar que esta seja bem absorvida... e ainda publicar um ou outro quiz :)

    By Blogger Tiago Mendes, at 3:23 da tarde  

  • Ou seja, Ze', pensa bem antes de te meteres nisto! :-)

    Vou entrar em período de reflexão.:)

    By Anonymous Anónimo, at 1:28 da manhã  

  • "Vou entrar em período de reflexão.:)"

    Só espero que não seja uma "sabática comentarista" ;)

    By Blogger Tiago Mendes, at 11:12 da manhã  

  • Só espero que não seja uma "sabática comentarista" ;)

    Não, isso não. Estou sempre pronto para uma boa polémica.:)

    By Anonymous Anónimo, at 10:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home