aforismos e afins

09 julho 2005

Teoremas Pessoanos (3)

«A liberdade é a possibilidade do isolamento. És livre se podes afastar-te dos homens, sem que te obrigue a procurá-los a necessidade do dinheiro, ou a necessidade gregária, ou o amor, ou a glória, ou a curiosidade, que no silêncio e na solidão não podem ter alimento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo. Podes ter todas as grandezas do espírito, todas da alma: és um escravo nobre, ou um servo inteligente: não és livre.

E não está contigo a tragédia, porque a tragédia de nasceres assim não é contigo, mas do Destino para si somente. Ai de ti, porém, se a opressão da vida, ela própria, te força a seres escravo. Ai de ti, se, tendo nascido liberto, capaz de te bastares e de te separares, a penúria te força a conviveres. Essa sim, é a tua tragédia, e a que trazes contigo.

Nascer liberto é a maior grandeza do homem, o que faz o ermitão humilde superior aos reis, e aos deuses mesmo, que se bastam pela força, mas não pelo desprezo dela.»

Vejam também este poema do seu «amigo» Ricardo Reis.

1 Comments:

  • a liberdade e bom demais e ainda por cima custounos tanto =)
    ser livre e poder voar alto baixpo fazer o que quiseres sem explicaçoes emquanto es livre libertate porque um dia vais estar presso a algo

    By Anonymous Anónimo, at 11:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home