aforismos e afins

26 setembro 2005

Erotismo e Sexualidade (2)

Em sequência do meu anterior post, ouvi dizer que não havia nele uma única menção a "emoções"; e que a diferença entre sexualidade e erotismo seriam sobretudo os omitidos "sentimentos". Quando escrevi o texto não me passaram pela cabeça essas palavras (ou conceitos), confesso. A razão de tal omissão parece-me a posteriori bastante evidente: vem duma postura profundamente liberal em relação à vida: se duas pessoas se envolvem - de livre vontade - em actividades de cariz erótico, é porque têm um mínimo de entendimento comum sobre isso.

Nesse chão que ambos aceitam pisar podem florir inúmeros sentimentos - o erotismo é terra fértil por excelência. E se nele se podem esconder inúmeros alçapões, mais não podemos fazer que recomendar aos mais fracos de constituição que se acautelem, caminhando pé-ante-pé e medindo bem cada passo.

Metáforas à parte, a mim basta-me saber que a escolha das duas pessoas é livre para saber que isso revela que ambas preferiram optar por aquilo que escolheram. E o erotismo é um mundo tão gigantesco que prefiro deixar o adjectivo à imaginação de cada um, concentrando-me no verbo e na sua harmoniosa conjugação. É que, lembremo-nos, sempre tudo começa aí.

2 Comments:

  • Recomendo, mais uma vez!: L´Erotisme de Georges Bataille. Para todos aqueles que invocaram (internos ou externos)a palavra: "sentimentos" e afins (sem aforismos)
    Ex-Abruta

    By Anonymous Anónimo, at 4:06 da manhã  

  • O "interno" leu "O erotismo" aos 17 anos, depois do Relatório Hite e outros avulsos.

    Recomendo vivamente - aliás, quando vi o tema lembrei-me logo do livro, e ainda bem que não o tenho aqui comigo para não polvilhar o texto (já longo) de citações.

    Obrigado pela achega, futura parceirinha de blog ;)

    By Blogger Tiago Mendes, at 9:09 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home