aforismos e afins

17 novembro 2005

Leitura obrigatória

«A aversão aos economistas regressou em força com as eleições presidenciais. Tornou-se mesmo arma de arremesso contra o candidato menos à esquerda. Será que o horror à economia e ao rigor das contas públicas vai mesmo dar muitos votos? (...) O ataque contra a economia veio mais da aversão a aplicar métodos científicos à investigação dos problemas sociais. (...) A revolta emocional foi o que atacou em geral a validez do dito raciocínio. Daí o regresso, agora a coberto da crise e da globalização, da oposição entre razão e coração ou entre a frieza da economia e o fervor social. O método da economia
não é, de facto, recomendável para impacientes (...)
Entre os candidatos presidenciais há queda para a mística, mas Soares cai mais para o lado da filantropia (à conta do contribuinte). (...) A 22 de Janeiro – além do silêncio – é também o valor do preconceito que vai a votos

Infelizmente, temo que esta crónica de José Manuel Moreira possa ser dedicada a tanta gente que me vejo obrigado a não concretizar os sujeitos visados. Convido - cordialmente - a que enfiem as vossas carapuças, caros irmãos «místicos».

12 Comments:

  • julgo ser isento (não gosto de qualquer um dos candidatos presidenciais e tenho que admitir ao mesmo tempo que qualquer dos três principais candidatos me satisfaz minimamente, tendo em conta as funções que se encontram em jogo)

    mas acho extraordinário que nunca se discuta a substância: existe ou não um "dever-ser" económico? quais os seus limites? existe alguma diferença substancial entre estes três candidatos a esse respeito?

    By Blogger timshel, at 7:28 da tarde  

  • "A revolta emocional foi o que atacou em geral a validez do dito raciocínio. Daí o regresso, agora a coberto da crise e da globalização, da oposição entre razão e coração ou entre a frieza da economia e o fervor social. O método da economia não é, de facto, recomendável para impacientes…"

    Esta tirada e de antologia e, aqui desculpa-me o meu anti-cientismo, de uma arrogancia desmedida. A frieza da economia vs. a insensatez da emocao...ai ai ai estes senhores e seus dualismos virtuosos. Isto e racionalismo arrogante puro e duro.

    Teria preferido que ele se tivesse contido e falado apenas de um certo snobismo intelectual de Soares, mas ao invocar outro, o dele que nao e snobismo mas e parecido, ele perdeu a face.

    By Blogger Joao Galamba, at 11:26 da tarde  

  • Sim, claro... mas tambem não tomes a parte pelo todo!!! FAzes favor de enfiar uma bela carapuçinha, sim? :)

    Eu não subscrevo o artigo todo, mas acho que Portugal está tão esquerdizado e tão anti-economistas de um ponto de vista primário - quase "bárbaro" - que até isto, que não subscrevo na íntegra, não me parece demasiado mal...

    By Blogger Tiago Mendes, at 11:28 da tarde  

  • "A revolta emocional foi o que atacou em geral a validez do dito raciocínio. Daí o regresso, agora a coberto da crise e da globalização"

    Sera que ele quer dizer que a globalizacao e sobretudo um problema tecnico? E os que a questionam como questao politica sao uns sonhadores irracionais tolhidos pela emocao?

    Platao ja tinha usado este metodo e propos uma tirania da razao. Alias este dualismo razao emocao (que o cientista Damasio ja questionou)tem sido a desculpa para algumas barbaridades ao longo da historia...

    Com isto nao pretendo imputar ao Barroso semelhantes pretensoes, mas a semente esta la, ou pelo menos parece-me...

    By Blogger Joao Galamba, at 11:29 da tarde  

  • Eu nao tenho de enfiar carapucinha nenhuma, nunca me ouviste dizer que Portugal nao precisa de economistas ou que o nosso problema nao e economico, mas sao as pessoas o social ou algo que o valha.

    By Blogger Joao Galamba, at 11:31 da tarde  

  • Viste a entrevista do Paxman ao David Cameron? Foi de antologia...ate fiz um link para a pag da newsnight da BBC. O gajo e o maiore!!!

    By Blogger Joao Galamba, at 11:36 da tarde  

  • Perdi, porra... o PAxman é o maior, vou ver o link!

    By Blogger Tiago Mendes, at 11:40 da tarde  

  • "Eu nao tenho de enfiar carapucinha nenhuma"

    Tens, tens, seu anti-metodos-cientificos, holista religioso dum raio :)

    By Blogger Tiago Mendes, at 11:40 da tarde  

  • falamos daqui a uns tempos quando a minha tecnica proselita fizer efeito...seu proto-holista em estado de self-denial!!!!!

    Tenho de acabar de ler o sadico do Santo Agostinho para a aula de amanha. O que achas de um dueto de posts em que eu publico umas citacoes do Proto-Cesar das Neves e tu do Nietzsche...era lindo um dialogo inter-bloguistico com os senhores dos eternos opostos!!! Pensa nisso, acho que tinha alguma graca. Mas numa logica de dialogo: eu ponho uma coisa altamente piedosa do Santo e tu sais-te com algo heretico do alemao de bigodes...

    By Blogger Joao Galamba, at 12:01 da manhã  

  • depois vinha o CAA e o piedoso encapotado do JCE e faziam luta na lama...

    By Blogger Joao Galamba, at 12:03 da manhã  

  • "O que achas de um dueto de posts em que eu publico umas citacoes do Proto-Cesar das Neves e tu do Nietzsche..."

    Força, João, estou contigo, pá, força, avança, avança :) :)

    By Blogger Tiago Mendes, at 12:15 da manhã  

  • depois vinha o CAA e o piedoso encapotado do JCE e faziam luta na lama...

    loool

    By Blogger timshel, at 6:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home