aforismos e afins

22 novembro 2005

O seu a seu dono

Ontem não me consegui lembrar da "causa divina(tória)" que me impulsionou a escrever o folhetim /diálogo Socrático inspirado no "excesso" de Henrique Raposo. Sabia que ela existia porque o convite à sátira foi repentino mas consciente. Hoje reencontrei-a:

«Alguém imagina um coming out nestes termos: "olha, já ando para falar contigo há imenso tempo mas só agora é que tive coragem... queria dizer-te que cometo actos homossexuais".»

A ideia acima transcrita é do Bernardo Sousa de Macedo.
O desenvolvimento a partir dela é da minha responsabilidade.
Fica assim rectificada a devida - e sagrada - dignidade autorial.

5 Comments:

  • Isso até parece a "correcção politica", versão direita: em vez de substituir "black" por "afro-american", "slave" por "enslaved person", "sexo" por "gênero", etc. passa-se a substituir "homossexual" por "pessoa que pratica actos homossexuais"

    By Anonymous Miguel Madeira, at 12:05 da manhã  

  • Olha que não, caro Miguel. Lê o post original do Henrique. A questão não é de dar um nome "menos preconceituoso", mas sim de focar a "pessoa" ou o "acto". De achar que a preponderância é a identidade "em si" ou a sua "consubstanciação" (isto assumindo que ela "existe", o que o Henrique nega, embora depois ele tenha rescrito essa ideia de certa forma).

    By Blogger Tiago Mendes, at 1:11 da manhã  

  • Mais uma vez parabéns pelo desenvolvimento!

    By Blogger Bernardo, at 6:46 da manhã  

  • O que eu queria dizer é que ambos se preocupam com picuinhices semanticas porque acham os termos usuais ofensivos para as suas convicções politicas: uns acham (ou achavam) que "black" é discriminatório, outros acham que "homossexual" é colectivista.

    By Anonymous Miguel Madeira, at 9:35 da manhã  

  • Miguel: percebo o teu ponto, mas discordo. Porque a questão aqui não é apenas semântica. Dá uma espreitadela nestes posts do João:

    http://ometablog.blogspot.com/2005/11/falsa-neutralidade-de-henrique-raposo.html

    http://ometablog.blogspot.com/2005/11/e-para-terminar-henrique-part-iv.html

    Bernardo: renovado obrigado, agora também mais "aliviado"! :)

    By Blogger Tiago Mendes, at 11:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home