A ler
A crónica de Jorge Fiel no Expresso, disponível aqui. Aperitivo:
«Na minha opinião o melhor leitão assado à moda da Bairrada não se come na Mealhada mas sim no Vidal (...). A ocasião faz o ladrão e a venda a quilo leva os donos dos restaurantes [na Mealhada] a caírem amiúde na tentação de se abastecerem com leitões com mais de cinco quilos - ou seja, já quase porcos adolescentes. Depois, há o problema do estágio do reco no forno de lenha. Quanto mais tempo lá estiver, mais gordura e peso perde - ou seja, menor é a receita final. (...)
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Regra geral, a livre concorrência é óptima para os consumidores - porque reduz os preços e aumenta a gama de oferta - e é magnífica para as empresas, que aumentam a sua eficiência. Mas o caso do leitão assado à moda da Bairrada ensina-nos que nem sempre a concorrência estimula a qualidade. Sem questionar a eficácia da mão invisível, a verdade é que o mercado entregue a si próprio nem sempre traz a felicidade.»
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