aforismos e afins

06 dezembro 2005

Mais 3 blasfemos

Vital Moreira. José Vítor Malheiros. Eduardo Prado Coelho. Tanto jacobinismo num só dia faz mal à saúde de um homem! Cruzes!

15 Comments:

  • Ai, ai, o rumo que este blog está a tomar...

    Não há maneira de largares o assunto Tiago. :)

    By Blogger Bruno Gouveia Gonçalves, at 12:16 da tarde  

  • O assunto e' importante, caro... sempre me bati pelos principios que acredito e um deles e' o laicismo nao jacobinista, e que saiba respeitar e ate' promover os nossos valores historicos, nos quais as tradicoes religiosas tem um papel especial e que nao pode ser menosprezado nem muito menos ridicularizado.

    De resto, este blog nao tem rumo nenhum. Mas se ha' alguma coisa que me assusta, e que eu gostaria que fosse diferente, e' a direita que se diz liberal mas que no fundo tem muitos problemas com certos assuntos so' porque existe uma esquerda histerica que os extremiza, ou simplesmente porque nao e' tao liberal quanto julga.

    Esse conservadorismo, com reaccoes 'a flor da pele - essas sim exageradas, para nao dizer ridiculas, como a de Ferreira Leite, Bagao Felix, Benard da Costa - nao tem nada que ver com a minha visao duma sociedade liberal, plural, mas formalmente laica. Os acidentais podem ser muito liberais em questoes de economia e impostos, mas isso quanto a mim nao chega.

    E nao ha' extremismo aqui nenhum! So' defender principios basicos. De resto, e' apenas 1 link, caro! E claro que nao levo a mal o teu comentario, que sei que e' bem intencionado ;)

    Mas nunca esperes que eu escreva ou deixe de escrever alguma para ser ou deixar de ser alinhado. If anything, ai subscreveria a "occupation" do blog-partner T.M.:

    http://www.blogger.com/profile/9352230

    By Blogger Tiago Mendes, at 12:32 da tarde  

  • Os argumentos que dás, tornam o assunto importante não haja dúvida. A separação entre Igreja e Estado é também para mim uma coisa "sagrada". Mas infelizmente, na minha opinião não acho que seja isso que esteja em causa. Repito na minha opinião, respeito obviamente aqueles que de mim discordam...

    Fico contente por este blog não ter rumo definido, já que assim torna o blog mais versátil e interessante, e mais importante de tudo, faz com que não tenho uma linha editorial definida, o que nos tempos que correm é importante... You know what I mean...

    Ainda bem que não levaste a mal o comentário, era penas para "agitar" isto um pouco.

    "Se alguma coisa me assusta, e' a direita que se diz liberal mas que no fundo tem muitos problemas com certos assuntos so' porque existe uma esquerda histerica que os extremiza."

    Ora aí está um tema para um post bem assustador... Fico à espera. Prometo que comento!

    Abraço

    By Blogger Bruno Gouveia Gonçalves, at 12:37 da tarde  

  • "Ora aí está um tema para um post bem assustador... Fico à espera. Prometo que comento!"

    Mas, carissimo, acho que nao tenho feito outra coisa que criticar a postura de barricada que por vezes grassa por ai! De criticar posicao X ou Y porque o blog de esquerda ou a ILGA ou um cronista de esquerda o fazem, e por ai fora.

    Quanto 'a linha editorial, temos que nos lembrar do problema dos universais absolutos: nao ter linha editorial ja' e' em si uma linha editorial :)

    Quanto ao argumento em si: eu respeito a tua opiniao, como a de outros, mas sinceramente o mais que vi por ai foram reaccoes exageradas. Uma das poucas reaccoes sensatas, ainda que discorde dela, foi do Andre Azevedo Alves. Mas pelo Acidental e pelos jornais, os textos que se vem sao de puro "revanchismo".

    Ha' que separar duas coisas - como sempre em questoes de hermeneutica: a "ideia" em si, e a "intencao" do sujeito. Que tu me digas que pessoa A ou B podera querer esta politica de forma "anti-cruzada" e jacobinista, etc, nao posso negar. Mas ja' reduzir o problema a isso e nao abordar a "questao" em si mesma, parece-me pouco respeitavel intelectualmente.

    O meu ponto e' apenas defender a ideia de laicidade do Estado, sem extremismos, e independentemente de haver uma Associacao Republicana e Laica (ou la como se chama) que provavelmente quer isto e muito mais, como tanto insistiram os Acidentais. Essa logica de barricada nao e' comigo. O que torna o blog mais chato, but hey, such is life :)

    By Blogger Tiago Mendes, at 12:44 da tarde  

  • "Mas, carissimo, acho que nao tenho feito outra coisa que criticar a postura de barricada que por vezes grassa por ai! De criticar posicao X ou Y porque o blog de esquerda ou a ILGA ou um cronista de esquerda o fazem, e por ai fora."

    Talvez seja esse o problema. Ao "disparares" em todas as direccções, perde-se o fio à meada...

    P.S. Também gostei da opinião do AAA, talvez a melhor que li, em contraposição a diversos textos que tive oportunidade de ler e que eram completamente escusados...

    By Blogger Bruno Gouveia Gonçalves, at 1:10 da tarde  

  • "Talvez seja esse o problema. Ao "disparares" em todas as direccções, perde-se o fio à meada..."

    Obrigado, Bruno, vou tentar em atencao o teu ponto em escrtiso futuros. Se bem que eu ate' ache que ultimamente tenho sido razoavelmente "monotematico" :)

    Exceptuando aforismos e citacoes, claro ;)

    By Blogger Tiago Mendes, at 1:13 da tarde  

  • Quando vi o post ia fazer um comentario reaccionario mas vejo que os comentarios neste blog sao de elevadissimo nivel pelo que me abstenho. ;)

    By Blogger André Azevedo Alves, at 3:15 da tarde  

  • Anda la', Andre', nao sejas chato, pa'. DE qualquer forma, esse teu comentario ja' e' bastante reaccionario em si e portanto deixa todo e qualquer leitor preparado para a bomba que tinhas para atirar :)

    PS: a serio, gostava de saber o que tinhas em mente. De resto, imagino mais ou menos o que seja, e dada a impossibilidade de dialogo, faco aqui uma ameaca credivel de nao resposta (ok, com probabilidade de 95%).

    By Blogger Tiago Mendes, at 3:26 da tarde  

  • Vou escrever sobre o assunto...

    By Blogger RAF, at 4:12 da tarde  

  • Elevadíssimo nível... Em que parte dos comentários?

    :)

    By Blogger Bruno Gouveia Gonçalves, at 8:27 da tarde  

  • "Elevadíssimo nível... Em que parte dos comentários?"

    Ora, as excepcoes participativas dos ilustres sao certamente exemplos :)

    O Bruno esta' com vontade de picar, esta' esta' ;)

    By Blogger Tiago Mendes, at 8:32 da tarde  

  • Vontade de picar? lol :)

    By Blogger Bruno Gouveia Gonçalves, at 11:07 da tarde  

  • :)

    By Blogger Tiago Mendes, at 11:19 da tarde  

  • Foi divertido ver a ira da teocracia episcopal indígena quando alguém lembrou que o estado português é aconfessional.
    Vade retro, jacobinos! Abrenuntio Satanae!(também pode ser Santanae)
    Vade retro, zelosos zelotas da constituição!
    A leitura apazigua a ira.
    Sugestão (ir)reverente a vossas Reverências, tão ciosas da tolerância religiosa:a Carta Sobre a Tolerância de John Locke

    By Anonymous Anónimo, at 10:43 da manhã  

  • Miuto bem! Também me lembrei de Locke, mas como tenho o livrinho em Portugal... não há citação :)

    By Blogger Tiago Mendes, at 11:39 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home