aforismos e afins

23 novembro 2005

Leitura recomendada

Sobre a falta de empreendorismo e bem conhecida aversão ao risco dos portugueses, recomendo esta crónica de Nuno Sampaio, endossando a sugestão feita pelo Miguel d'O Insurgente.

3 Comments:

  • "Sobre a falta de empreendorismo e bem conhecida aversão ao risco dos portugueses"

    "Bem conhecida" por quem? Portugal deve ser dos países desenvolvidos com mais PME's por habitante. Só se for "bem conhecida" por alguns economistas que assumem, à priori, que a causa da riqueza ou pobreza das nações é o "empreendedorismo", e, logo, se Portugal é menos desenvolvido, é porque há pouco "empreendedorismo".

    Quanto aos licenciados não criarem empresas, não vejo nada de estranho nisso: quanto mais formação o individuo tem, por regra, mais especializada essa formação é, logo, maior é a tendência para preferir ser membro de uma equipa em vez de um "faz-tudo" (como os pequenos empresários têm que ser)

    By Anonymous Anónimo, at 10:03 da manhã  

  • O empreendorismo em Portugal é baixo. Julgo que alertas para um bom ponto mas esqueces-te que muitas dessas PME's são cafés e peuqenos negócios deo "desenrasca" que vão e vêem com o tempo. Nada de mal com isso. E ninguém diz que isso não tenha algum empreendorismo. Mas não podemos deixar de atender ao "tipo" de PME's que prevalecem.

    By Blogger Tiago Mendes, at 10:23 da manhã  

  • De qualquer modo o "bem conhecida" está aplicado a "aversão ao risco" e tu depois descontextualizas. A aversão ao risco é geral e é isso que explica em grande parte a esquerdização da nossa ´realidade, desde a constituição às peuqenas coisas do dia-a-dia. Os portgueuses gostam do Estado protector, com subsídios para tudo, rendimento mínimo, pensões garantidas, etc.

    Isso NÃO tem obvimanete - em si mesmo - nada de mal. Quer eu concorde ou não. Mas parece-me um grande malabarismo não querer aceitar que isso vem, e muito, da aversão ao risco dos portugueses.

    By Blogger Tiago Mendes, at 10:26 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home