aforismos e afins

20 dezembro 2005

Eu voto Cavaco

Acabei de ver o debate e nunca pensei que Soares pudesse descer tão baixo. A má-criação, a condescendência, a pose relaxada do rei da barriga, a mentira, a calúnia, a deturpação, a arrogânica, tudo não teve limites. Cavaco deve ter tomado uma caixa inteira de ansiolíticos para se controlar e não se atirar fisicamente a ele. Será que alguém imagina que uma pessoa que se comporta daquela forma merece e pode ser Presidente da República? Como é que os directores do Público e do DN têm o descaramento de achar que Soares ganhou "tacticamente"? Mas não é óbvio que aquilo que ele fez é duma nojice, dum grau zero de respeito, duma filha-da-putice-política sem limites?
.
A má-criação do tratamento por "ele". Que depois passa aleatoriamente para "Doutor Cavaco", "Professor Cavaco", como quem "eu trato esse tipo que está aí como bem me apetecer". Soares que, do alto da sua licenciatura com uma média desprezível, fala de si próprio como "professor", por ter dado umas quantas aulas na universidade. Querendo-se por ao mesmo nível que Cavaco, professor catedrático, que dá aulas há anos e anos. Soares que trata Cavaco por "economista razoável", dizendo que não tem problemas em fazer "esse elogio". Cavaco resiste. Os ataques ad hominem não param. Que Cavaco "não tem conversa", que em qualquer situação social não sabe falar senão de economia. E por aí afora. Não tirei apontamentos. Mas não consigo compreender como é que alguém pode ter visto o debate e ponderar sequer a possibilidade de ter Soares como representante máximo da nação.
.
A soberba em Soares não tem limites. A baixeza atingiu o inalcansável. Eu acho que Cavaco devia ter respondido mais à letra ao que disse Soares, ou melhor, não respondendo mas apontando o nível de discurso dele. Não percebo os jornalistas da RTP. Se aquele tipo de discurso não merece da parte deles um reparo, atingimos o grau zero da qualidade do debate. O burguês vale o que vale no portugalito dos novos ricos e bem instalados. Bendito Cavaco que subiu a pulso e sabe bem o que é o valor do mérito. É esse mérito que parece faltar em tantos comentadores, que parecem não ter a coragem em enfrentar o establishment que Soares representa, os charutos partilhados, as comezainas deleitosas. Quem não denuncia a calúnia e o grau zero da política também não merece respeito. É isso que vamos poder ver amanhã nos jornais. Porque a verdade é esta: Soares esteve a anos-luz do que João Jardim nos habituou. Soares está perigoso, porque é uma besta acossada com uma vaidade desmedida que não tem correspondência no seu valor pessoal.
.
A partir de hoje, declaro que perco qualquer respeito pessoal por quem considere votar Soares depois de ter visto este debate. Perco também qualquer respeito intelectual por quem ache que Soares possa ter ganho o debate. A partir de hoje, passo de secundário a primário. Não sou - nunca fui - cavaquista. Mas por força do contexto, tenho de ser apoiante incondicional de Cavaco face à ameaça que os outros candidatos representam. Só espero que Soares não apareça à minha frente nos próximos dias, que não sei se me controlo.

26 Comments:

  • Excelente resumo do debate. Concordo em absoluto contigo Tiago.

    Abraço

    By Blogger Bruno Gouveia Gonçalves, at 10:34 da tarde  

  • De acordo. Estou farto de uma gajo que se acha mais do que eu. Ele lê mais livros, ele percebe mais de arte, ele é mais humanista, ele é mais tudo..... Nunca vi gajo mais egocêntrico (leia-se no caso, egocêntrico = puta da mania).

    By Anonymous Anónimo, at 10:47 da tarde  

  • Pela reacção totalmente descontrolada deste texto (como é costume vai dizer que não o leve a sério que estava a brincar) depois de debate ficou tão convencido como eu: Mário Soares é o futuro Presidente de Portugal.

    By Anonymous Anónimo, at 11:03 da tarde  

  • Não vi o debate. Mas esta narrativa do mesmo não me espanta nada, mesmo nada, que retrate fielmente, até por defeito, o que se passou. Espantar-me-ia, isso sim, se me dissessem que Soares se tinha portado como um Homem! A oeste nada de novo, portanto!

    By Blogger JL, at 11:04 da tarde  

  • Mas... Mas... Só se pode votar no Cavaco ou no Soares?
    Então não há uma terceira alternativa: o Alegre?

    By Anonymous Anónimo, at 11:25 da tarde  

  • Não concordo nada com o que aqui foi esrito.

    Não acho que Mário Soares tenha sido mal-educado. Bem pelo contrário. Creio que soube confrontar cavaco em matérias sensíveis sem ser demasiado agressivo.

    By Blogger Nuno, at 11:25 da tarde  

  • Concordo com a análise e até com alguma da irritação.

    Frases de Soares (citado de memória):

    Eu nunca dissolvi a assembleia! Só dissolvi a assembleia uma vez... Decida-se, homem!

    Cavaco nunca governou num governo de coligação. (Cavaco governou num governo minoritário).

    O que os meus amigos me dizem das reuniões europeías é que ele era uma pessoa estranha... Não sabe falar com as pessoas excepto de economia, não tem nada para dizer. Mais ad hominem que isto é impossível.

    By Anonymous Anónimo, at 11:34 da tarde  

  • Excelente post, Tiago.
    Diz tudo aquilo que deve de ser dito sobre a personagem em questão.
    Parabéns.

    Um abraço

    By Blogger Ra, at 11:36 da tarde  

  • Totalmente de acordo com o Tiago Mendes.

    Soares foi nojento; só fica surpreendido quem não o conhece. A pulhice, neste caso, não compensa. Alegre vai ficar em segundo lugar e Soares fez hoje o seu enterro político da pior maneira possível.

    By Anonymous Anónimo, at 11:51 da tarde  

  • subscrevo integralmente o que escreve. Aproveito para lhe dar conhecimento e pedir desculpa pela minha reacção um tanto intempestiva ao publicar (devidamente identificado)o seu escrito no meu próprio blog ... http://coisascausas.blogspot.com/
    como poderá confirmar.
    Um fraterno e democrático abraço, que nunca lhe doam as mãos ...
    David Oliveira

    By Blogger David R. Oliveira, at 12:10 da manhã  

  • Grande post!

    By Anonymous Anónimo, at 1:05 da manhã  

  • Sabe bem não ser moderado.

    Um abraço
    Tiago G. (um cavaquista primário)

    By Anonymous Anónimo, at 4:06 da manhã  

  • Ia rever o debate no meu blog mas visto que o teu resumo do debate está suberbamente ajustado às minhas ideias, tive apenas que linkar o teu blog e dizer... eu também... voto Cavaco!

    By Anonymous Anónimo, at 11:56 da manhã  

  • Excelente .
    O melhor do pós-debate/(entrevista Cavaco)!


    (ok, eu tirava esse ultimo paragrafo mas passado apenas alguns minutos depois do debate tambem a mim apeteceu diz isso tudo… e muito mais ehehe )

    By Anonymous Anónimo, at 12:38 da tarde  

  • Caro Tiago

    Acho estranho que um debate (que não vi) consiga determinar o teu voto. Olhemos para o contexto: uma arena circense, um velho gladiador ferido e moribundo, do que é que se estava à espera? Dos célebres "jogos florais"? Eu não voto Soares, mas as razões vão para além do que passou ontem durante um par de horas.

    By Anonymous Anónimo, at 12:56 da tarde  

  • BRAVO!!
    Faço minhas as tuas palavras. Mário Soares foi acima de tudo desonesto e mal educado!

    Joana Nóbrega

    By Anonymous Anónimo, at 2:05 da tarde  

  • Caro Tiago

    Nada de exageros sff. Esta questão de quem ganhou ou deixou de ganhar o debate é completamente fútil e inútil. A meu ver Soares só esteve "deselegante" quando se referiu ao que supostamente certas pessoas lhe diziam do comportamente de Cavaco nos conselhos europeus. De resto o que tentou fazer foi desmascarar Cavaco Silva, tirar-lhe a máscara de bondade que tem agarrada à cara; a máscara de quem chegou agora e é inocente neste país; Cavaco está-se nas tinhas para os Portugueses, para Portugal, e apenas quer ser Presidente pelo estatuto que isso lhe dará; quer fazer esquecer o período em que teve responsabilidades para fazer e não fez - sem sequer mal - não fez simplesmente. Mas fechou-se num cofre forte blindado e nem sequer responde quando é atacado e alguém lhe diz na cara que "não tem formação"; se calhar é por não ter precisamente formação suficiente. Admira-me é que pessoas, como o Tiago, nitidamente inteligente, se deixem ludribiar desta forma. Que não gostem de Soares, que achem que ele foi malcriado, até admito... mas votar Cavaco! e ainda por cima apenas pela malcriadez de soares! Tenham nervos e acordem!

    By Anonymous Anónimo, at 2:28 da tarde  

  • Claro, "insurgente"... Realmente uma pessoa que de Jerónimo diz:

    - 'Voto Jerónimo. Porque quer romper. Porque quer mudar. Porque diz que é preciso outro caminho. Porque apresenta outras políticas. Porque nos diz para resistir. Porque nos apela ao não conformismo. Porque nos garante transparência e clareza nos actos, sem meias palavras, sem os pactos que os teóricos nos quer dizer que a todos serve e para todos é justo. Porque é uma personalidade de "protesto". Porque é contra este sistema de 30 anos cor-de-capital-rosa-alanrajado. Voto Jerónimo.
    '

    --só podia mesmo dizer que o Cavaco nao presta---

    By Anonymous Anónimo, at 3:12 da tarde  

  • Bulls eye Tiago!! O Soares é um nojento!

    By Anonymous Anónimo, at 5:18 da tarde  

  • Excelente post Tiago...

    Nunca na minha loga vida tinha berrado para a televisão e revejo-me nas suas palavras (se me permite). O Dr. Mario Soares foi simplesmente um imbecil, um verdadeiro imbecil!

    Ao Prof. Cavaco Silva, tiro-lhe o chapéu.

    Nem todos os meios justificam os fins, mesmo na política...

    By Anonymous Anónimo, at 6:28 da tarde  

  • Com base nesta conversa quase que apostaria que tens menos de 30 anos, idade insuficiente para te lembrares do que foi o Cavaquismo.

    Mas assim vamos, de ilusão em ilusão.

    By Anonymous Anónimo, at 6:36 da tarde  

  • Estou inteiramente de acordo com o Tiago. Fez uma crítica certa à arrogância de Mário Soares, que está convencido que é o pai da Pátria e o dono do País.
    Só tenho pena da não poder dizer o mesmo em voz alta para que todos me oiçam.
    RM

    By Anonymous Anónimo, at 10:05 da tarde  

  • Caro Tiago Mendes,

    afirmou «Soares que, do alto da sua licenciatura com uma média desprezível, fala de si próprio como "professor"».

    Todavia, tal não corresponde à verdade. Soares, ao contrário de Cavaco, tem duas licenciaturas: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1942-1951 (licenciatura em Histórico-Filosóficas); Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 1952-1957 (licenciatura em Direito). E não é toda a gente que as tem.

    By Blogger Pedro Santos Cardoso, at 10:27 da tarde  

  • Este Tiago é um pândego! Deve imaginar que a política é uma questão de etiqueta... Isto é muita Paula Bobone na cabeça e muita lata para atacar Soares sem sequer rebater um único dos argumentos que ele usou contra Cavaco. Cresça e apareça!

    By Anonymous Anónimo, at 6:58 da tarde  

  • A raiva com que escreve,a quantidade de vezes que usa a palavra "Nogento" e a ameaça final são originais para escrever um texto em que a única crítica que aponta repetidamente a Soares é: Foi malcriado!

    By Anonymous Anónimo, at 2:07 da manhã  

  • O Cavaco é o melhor candidato a PR. Se não acreditam, ficam a saber que ele é extremamente culto: Vai ao Teatro da Praça de Espanha, acompanha regularmente o melhor que a 7ª arte tem para oferecer, como o Nemo e o Chicken Little (soube deste último de fonte segura) e lê os livros que lê e PRONTOS, porque os homens são como as cebolas...

    By Anonymous Anónimo, at 8:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home