aforismos e afins

16 dezembro 2005

Mulheres e blogo-politiquices

.
Que seja uma certa senhora famosa, mui admirada e estimada da blogosfera, sempre tão citada e tão citadora, muito "leve" e com "boa onda", a dizer este tipo de banalidades, num contexto blasé - a gente entende perfeitamente. Mas que seja o PPM a dizê-lo com um ar sério, deixa-me um bocado surpreendido. É que se é sério, tem um toque de agressividade e falaciosidade irritante. Que amostra tem o PPM para dizer tal coisa? Tem a certeza que certas senhoras de direita são representativas da direita? E conhece muitas senhoras de esquerda? E como é que afere a "inteligência" das senhoras presentes na festa no Frágil? Será que são automaticamente inteligentes por 1) serem de direita, ou 2) terem ido à festa?
.
Poderão achar que este post é ridículo. Em parte, é-o, de facto. Mas estas pseudo-constatações, que nem sabem a provocação misógina, nem a provocação não misógina, nem a provocação nenhuma, nem a nada, quanto a mim são sinceramente difíceis de entender. É que não há uma ponta de ironia ou piada nisto. Parece que PPM está a dizer uma verdade científica ou a botar sermão dominincal. Numa espécie de marialvismo bacoco, como quem dizer «As nossas gajas (de direita) são as melhores, carago!». Juntando depois o politicamente correcto «E são as mais inteligentes», só para não parecer mal. Típico de certo machismo luso e paternalista para com as mulheres.
.
A Raquel Gomes Freire ainda tem paciência para responder seriamente, dizendo que «Não é pela ideologia que se chega lá, palavra de mulher que desistiu de situacionismos e vota em branco.» Devia ser óbvio que não é. Mulheres bonitas e inteligentes há muitas, e é bem possível que para cada indivíduo exista uma forte correlação entre certa apreciaçãoe estética e a tendência política da visada. Há quem goste mais de betinhas, há quem goste mais de freaks. Há quem prefira as meninas da Católica e há quem prefira as meninas da Faculdade de Letras. Quem goste de gestoras, advogadas, actrizes, bailarinas. Quem só queira meninas que vão à Kapital ou ao Jamaica.
.
Grupos sociais há muitos e para todos os gostos (Darwinismo social, o quanto permites - hurray!). E a estética é isso mesmo - subjectiva. Por isso é que dizer esta coisa meio séria e sensaborona mais do que uma vez me causa algum espanto, e uma levíssima urticária. Quase me apetece dizer -sem paternalismos - «Mulheres de todo o mundo, uni-vos!» É que tanto politicamente correcto sem gracinha nenhuma, com pozinhos de barricada e de auto-alimentação grupal permanente, já cansa um pouco.

11 Comments:

  • É marialvismo, de facto. Tipo de direita tem de usar camisinha Lacoste e dizer frases deste tipo. Enfim...

    Ps: lá vai o Tiago ser massacrado pelos "politicamente incorrectos" ou aspirantes a tal..:)

    By Anonymous Anónimo, at 7:50 da tarde  

  • Obrigada, Tiago.

    By Blogger inês s., at 11:51 da tarde  

  • Venham as da Faculdade de Letras, sem dúvida, de esquerda ou de direita!
    :)

    By Anonymous Anónimo, at 11:58 da manhã  

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    By Blogger aL, at 3:03 da tarde  

  • na minha opinião esta frase do PPM está ao mesmo nível de afirmações como " a minha mãe é a melhor mãe do mundo" ou "assim se verificou que o Benfica é o melhor clube do mundo". são afirmações que não necessitam de verificação científica, uma vez que têm a sua origem numa CRENÇA individual. Se o PPM aprecia particularmente pessoas de direita, bonitas e inteligentes é obvio que para ele uma mulher de direita bonita e inteligente será SEMPRE melhor, mais bonita mais inteligente do que qualquer outra mulher...
    particularisando a questão, não me sinto incluida no "grupo" que o PPM refere, mas nem por isso me sinto mais diminuida enquanto pessoa ou enquanto mulher!
    gostaria de saber se o PPM dissesse «Porque de novo se verificou que as mulheres loiras são realmente as mais bonitas e inteligentes de Portugal.» se haveria tanta indignação... ou «Porque de novo se verificou que as mulheres que vestem azul são realmente as mais bonitas e inteligentes de Portugal.» ...

    p.s. não sei o que me incomoda mais, se a afirmação [marialva e tonta] do PPM, se este post [com um tom, para mim, de inquisitor do politicamente correcto, ] o facto é que não reagi ao cometário do PPM, e não consegui não comentar este...

    By Blogger aL, at 3:08 da tarde  

  • Alaíde: nos exemplos que tu deste não é tanto uma questão de crença, parece-me. Acho que é uma questão de "clubismo", ou "ausência de razão", ou "predomínio da emoção". Ou "fé", no sentido de estar para lá do justificável. Neste é estética.

    Repara que eu não tenho NADA contra estas afirmações. O que me irrita (isso mesmo: irritação, urticária) é dizer-se este e outro tipo de banalidaades não inseridos num contexto jocoso ou irónico mas pseudo-sériuo. Pelo menos é assim que eu o interpreto.

    A contextualização da "palmadinha nas costas" que tem como ex-líbris a menção permanente da "Bomba Inteligente" causa-me algum arrepio, confesso. Aceito todas as tuas críticas menos a de achares que o meu post é politicamente correcto. Inquisidor percebo. Apesar do tom ser brincalhão, é de facto um cartão amarelo-avermelhado. Só pelo "´ridículo" que a coisa tem.

    E olha que tu não podes atirar grandes pedras a pessoas que falam de "ridículos" nos outros... e este nem foi "ad hominem", mas apenas com base no que está escrito...

    By Blogger Tiago Mendes, at 7:01 da tarde  

  • "Obrigada, Tiago."

    Obrigado, Inês.

    By Blogger Tiago Mendes, at 7:08 da tarde  

  • "E olha que tu não podes atirar grandes pedras a pessoas que falam de "ridículos" nos outros... e este nem foi "ad hominem", mas apenas com base no que está escrito..."

    Faltou um grande SMILE-emoticon a seguir a este parágrafo :-) :-)

    Aqui fica a recitificação! :)

    Aceito perfeitamente a crítica da Alaíde e eu próprio assumi que se tratava de assuntor não de racionalidade mas de "(quase)-urticária" :)

    By Blogger Tiago Mendes, at 8:27 da tarde  

  • Tiago, após os teus comentários reli o teu post e os post do PPM, para ver se entendia exactamente a tua urticária.
    Quando dizes:«Apesar do tom ser brincalhão...» vais-me desculpar, mas não encontro qualquer tom brincalhão no teu post, encontro um tom de indignação e de "reposição" da "verdade" daí eu achar que estás com discurso PC.

    eu também acho que esta afirmação é tonta! não é isso que está em causa...

    Agora, a questão das "palmadinhas nas costas" eu acho perfeitamente natural e normal, porque um blogue também serve para isso, para elogiar os nossos amigos [o que de certa forma é um auto-elogio].

    «tu não podes atirar grandes pedras a pessoas que falam de "ridículos" nos outros» posso sim senhor! porque também estou de peito aberto às pedradas dos outros ;)

    By Blogger aL, at 12:13 da manhã  

  • Caro Tiago
    Estou confiante que mais tarde ou mais cedo a "Bomba Inteligente" fara juz ao seu nome: explodira e ficara reduzida a po blogosferico(a bem da nossa inteligencia...);)
    Ana

    By Anonymous Anónimo, at 11:18 da manhã  

  • Ai Ana... se fosse eu a escrever isso, não faltariam as acusações de misoginia (e quiçá inveja) de tanto leitor. Má sorte ser blogger bem comportadinho :-)

    By Blogger Tiago Mendes, at 11:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home