aforismos e afins

15 dezembro 2005

Quizz nº 3

Este quizz é bastante conhecido, mas ainda assim aqui fica. Um indivíduo pretende ir para o Céu. Existem duas portas: Céu e Inferno. Ele não sabe qual é qual. Existem dois guardas, um em cada porta. Um diz mentiras, outro diz verdades. O indívíduo sabe isto, tal como o sabem os guardas (isto é, cada um sabe que o outro só diz verdades/mentiras). Ele também não sabe qual é o guarda que está em cada porta. Ele vai poder fazer uma única pergunta a um guarda antes de decidir qual porta vai escolher. Logicamente, ele não sabe se o guarda a quem ele vai fazer essa única pergunta está a guardar o Céu ou o Inferno, nem se ele é o tipo que só diz mentiras ou que só diz verdades.
.
Que pergunta vai ele fazer? Porquê? Como chegou a essa resposta? Haverá mais alguma?
.
PS: Dúvidas e respostas nos comentários ou por email. A resposta ao quizz nº2 será dada hoje. Eis uma DICA para o quizz nº 2: as respostas possíveis são mesmo só DUAS, Sim e Não. Portanto, binárias... Houve 3 ou 4 leitores que levantaram a hipótese de as pessoas usarem entoações diferentes de voz. Isso seria excelente como truque de "pensamento lateral". Mas neste caso só há mesmo duas respostas possíveis... e não quatro.
.
Nota: o Miguel Madeira acertou numa resposta possível. Há duas, creio. O Luís Alves acertou na outra. Deixo o desafio a ambos de tentarem encontrar uma outra resposta possível. Parabéns aos dois. Adenda: o Miguel Madeira já deu duas respostas certas. Desafio-o ainda a descobrir uma terceita, que é do mesmo tipo que a segunda que ele deu, isto é, condicional.

7 Comments:

  • Ele pode perguntar a um guarda "O guarda do inferno é o que diz mentiras?".

    Se ele responder "sim", das duas uma: ou ele diz verdades, e, logo, é o guarda do céu; ou ele diz mentiras, e, logo, também é o guarda do céu.

    Ele também pode perguntar "O guarda do inferno é o que diz verdades?".

    Se ele responder "sim", ou está a falar verdade e é o guarda do inferno, ou está a mentir, e, aí, também é o gurda do inferno.

    No entanto tenho algumas dúvidas se esta minha segunda solução é mesmo uma segunda solução ou é apenas a primeira dita por outras palavras.

    Já agora, muitissímo obrigado pelo convite, mas, nesta altura, não me dá jeito fazer uma viagem Portimão-Lisboa-Portimão.

    By Blogger Miguel Madeira, at 1:42 da tarde  

  • Facil! Tens que perguntar a um guarda: Se eu perguntasse ao seu colega qual e a porta do ceu, qual seria a resposta dele? Depois e so escolher a outra porta. Verdade e mentira, da mentira.
    luis alves

    Nao tenho nenhum blog!

    By Blogger LA, at 2:34 da tarde  

  • Outra questão poderia ser "Se os mentirosos forem para o Inferno e os não-mentirosos para o Céu, porque porta devias entrar"?

    O que fala verdade iria para o Céu e apontaria a porta do Céu; O mentiroso iria para o Inferno e, por isso, também apontaria a porta do Céu.

    By Blogger Miguel Madeira, at 3:32 da tarde  

  • Está já é velhinha.

    1. Se eu te perguntasse qual era a porta do céu, que porta me indicarias?

    O que só diz verdade, dirá qual é a porta do céu, o que só diz mentiras, confronta-se com uma dupla negativa. O que ele diria era qual era a porta do inferno, mas como a pergunta foi qual seria a resposta que ele daria, terá que dizer que responderia a porta do céu.

    2. Se eu perguntasse ao outro guarda qual é a porta do céu, o que é que ele me responderia?

    Neste caso ambos apontariam para a porta do inferno. O que fala verdade porque está a indicar a potencial resposta falsa do mentiroso. O mentiroso porque vai mentir em relação à resposta esperada do que só fala verdade.

    By Blogger jcd, at 5:41 da tarde  

  • Olá Tiago

    A minha proposta de pergunta é:
    “o verdadeiro guarda o céu?”

    -Se o mentiroso estivesse à porta do céu, responderia SIM
    -Se o verdadeiro estivesse à porta do céu, responderia SIM
    -Se o mentiroso estivesse à porta do inferno, responderia NÃO
    -Se o verdadeiro estivesse à porta do inferno, responderia NÃO

    Portanto, se a resposta à pergunta fosse SIM estaria às portas do céu, indepentemente que quem estaria à porta.

    By Anonymous Anónimo, at 11:53 da tarde  

  • Qual a porta que da acesso ao ceu?

    By Anonymous Anónimo, at 7:18 da manhã  

  • Peco desculpa, a pergunta esta mal enunciada:

    (apontando para uma das portas)
    Esta porta da acesso ao ceu?

    By Anonymous Anónimo, at 7:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home