aforismos e afins

10 dezembro 2005

Quizz lógico (2)

A descrição do Quizz lógico baralhou alguns leitores. Assim, apresento uma versão simplificada do mesmo problema*:
.
Um sujeito diz uma frase. Se a frase for verdadeira, ele pode ganhar A ou B. Se a frase for falsa, ele pode ganhar C ou D.
.
1. Que escolhas são possíveis com a frase Vou receber A? Porquê?
.
2. Que frase levará a que D seja a única escolha possível? Porquê?
.
3. Que frase levará a que A seja a única escolha possível? Porquê?
.
4. Que frase tornará impossível qualquer das 4 escolhas? Porquê?
.
As respostas poderão ser enviadas para o meu email (ver perfil) ou deixadas nos comentários, tal como dúvidas que subsistam.
.
Para já temos respostas totalmente certas e explicadas de Paulo Rosário, CMF, Ra, Nuno, Bruno Gonçalves, Karloos, Miguel Madeira, e Sector B32. Totalmente certas mas não explicadas, de AAA e jcd. E três respostas com muito pequenas falhas numa pergunta. Parabéns a todos, e obrigado pela participação! A solução para o problema será publicada não antes de 2ª à noite. Fico à espera de mais respostas!
.
*A única diferença é que no post original se explica (subrepticiamente, claro...) que não tem sentido avaliar a veracidade da frase «em si mesma» mas apenas a veracidade «condicionada» na escolha feita. Por outras palavras, não há neste problema verdade «em si» mas apenas verdade «contingente».

5 Comments:

  • 1- A C D
    A pode ser recebido, uma vez que nesse caso a frase seria verdadeira. C ou D também, uma vez que nesse caso a condição para receber esses presentes, a afirmação ser falsa, se concretizaria.

    2- Vou receber C
    A e B não podem ser escolhas porque nesse caso a frase estaria falsa, e é condição necessária que a frase esteja verdadeira. C também não porque, nesse caso, a frase não seria falsa.

    3- Não vou receber B
    C e D bla bla, B também não pode porque iada iada iada

    4- Vou receber C ou D/ Não vou receber nem A nem B
    bla bla iada iada
    :)

    Dá para ir a oral?

    By Blogger Carlos Guimarães Pinto, at 11:38 da tarde  

  • 1 - A (porque, assim, a frase seria verdadeira), C ou D (porque a frase seria falsa)

    2 - "Vou receber C" - assim, ele não pode receber A nem B (porque a frase seria falsa) nem D (porque a frase seria verdadeira)

    3 - "Não vou receber B" - assim, ele não pode receber B (porque a frase seria falsa), nem C ou D (porque, assim, a frase seria verdadeira)

    4 - "Vou receber a C ou a D" - assim, ele não pode receber nem a C nem a D (porque a frase seria verdadeira), nem a A ou a B (porque a frase seria falsa)

    By Blogger Miguel Madeira, at 12:54 da manhã  

  • Oi Tiago,

    Então os outros têm direito a link e eu não? :)

    By Blogger Nuno, at 12:16 da tarde  

  • Já está caro :)

    Só depois de permitir (publicar) este teu comentário é que pude clicar no teu nome e desvendar o mistério, que no "Moderate comments" aparece mesmo só o nome! E não podia publicar (ainda) o comentário original, claro!

    REctificado, then :)

    By Blogger Tiago Mendes, at 12:38 da tarde  

  • Protesto!

    A explicação do JCD foi claramente copiada a partir da minha. É escandaloso! Estes tipos do Blasfémias acham que podem fazer o que lhes apetece. E parece que o pior de todos é o tal Consultor (?) que nunca escreve. Uma vergonha...

    By Blogger André Azevedo Alves, at 8:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home