aforismos e afins

02 março 2006

Quiz 9.6 (pausa para quasi-vénia)

Haverá algum quiz que o Miguel Madeira não consiga resolver?

9 Comments:

  • 7 ?

    By Anonymous Anónimo, at 11:47 da manhã  

  • Caro Ilco:

    Falhou. Lamento.

    Tera' reparado que a pergunta e' "prospectiva" e nao "retroactiva". Ela so' faz sentido porque o Miguel Madeira respondeu *publicamente* todos os quizzs ate' agora, acertadamente. Para nao dizer "rapidamente".

    Espero que ele, como parte interessada, tenha o decoro de nao responder a este quiz. Isso, por si so', fara' com que ele nao possa "acertar em todos". Temos aqui um problema de livre arbitrio, parecido com o "Newcombs' paradox".

    Ou seja, tramei mais ou menos o rapaz (salvo seja, que e' mais velho que eu).

    [smiley]

    By Blogger Tiago Mendes, at 11:57 da manhã  

  • Se ele responder "sim", responde a este quiz mas assume que nao e' infalivel.

    Se ele responder "nao", fica-lhe mal (ele nao faria isso certamente).

    Se ele responder "nao sei", isso quer dizer que ele nao consegue resolver todos os quizs, dado que este tambem e' um quiz. Logo, a resposta "nao sei" equivale, em termos das conclusoes, ao mesmo que "sim".

    Se ele nao responder, isso tambem equivalen a "infalibilidade".

    Nao ha' volta a dar: ou ele se assume publicamente como infalivel ou a falibilidade resulta como consequencia logica do proprio quiz (9.6).

    :-)

    By Blogger Tiago Mendes, at 12:02 da tarde  

  • Correccao: "retrospectivo" e nao "retroactivo".

    By Blogger Tiago Mendes, at 12:48 da tarde  

  • Eu aposto que ele nao acerta o 9.3
    LA-C

    By Anonymous Anónimo, at 3:36 da tarde  

  • "Eu aposto que ele nao acerta o 9.3 LA-C"

    :-)

    By Blogger Tiago Mendes, at 3:57 da tarde  

  • TIAGO?? quantas "meninas" frequentam o teu blogue?? quantos meninos por cá passam?? quantas meninas respondem aos teus quizzes?? não podes dizer que "elas" não acertam, porque simplesmente "elas" podem não te responder!!
    aliás [e personalisando um pouco a coisa - e não, eu não estou irritada] eu de vez em quando vou respondendo aos teus quizzes, e até agora só não acertei numa alinea do quizz 6. mas tu não tens essa informação!! meu querido ninguém tem toda a informação...

    By Blogger aL, at 5:39 da tarde  

  • Sem responder a este quizz (tal seria uma situação inceitável de "abuso de informação priviligiada") digo que ele só tem um resposta possível.

    Devido à sua natureza "prospectiva", só pode ser realmente respondido quando se verificar determinado acontecimento, e a vericação desse acontecimento implica, automaticamente, uma determinada resposta para este quizz.

    By Blogger Miguel Madeira, at 12:06 da manhã  

  • Caro Miguel:

    Olha que não... descontextualizando a coisa da tua pessoa, o problema tem um cheirinho de "Newcomb's paradox", que conto trazer aqui. Imagina que tu eras "omnisciente" (tipo Deus). Aí, a resposta seria segura: conseguirias, por definição, responder a todos os quizzes.

    Ou seja, não é necessarimente verdade que só possas responder a esta pergunta empiricamente. [Ena, até pareço um austríaco a falar!!!!! Chamem o AAA!!!]. Tambe´m é verdade que uma resposta errada é suficiente para responder ao quizz, e que MAIS uma resposta certa não garante nada. Mas pode haver uma "lei" por detrás disto.

    Já para não falar que os quizzes não são propriamente "mana from heaven", but rather, "mana from this humble man".

    By Blogger Tiago Mendes, at 12:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home