aforismos e afins

09 outubro 2005

Autárquicas (3)

A frase cortada de Soares: «há um empate técnico e espero que se decida a favor do candidato socialista, ou seja, o João Soares».

Soares (pai) diz que «não comenta» a violação da lei eleitoral. Faço votos para que as insurgências para que seja feita justiça não se limitem à blogosfera. Não há inimputáveis, nem o episódio é uma mera "brincadeira". Mais, a derrota de João Soares e em geral do PS não muda em NADA a necessidade de fazer cumprir a lei. O erro está no acto e não nas suas (de resto impossíveis de aferir*) consequências. É bom não esquecer isto, se quisermos acreditar que o estado do nosso «Estado de Direito» não é moribundo.

É que, como refere a notícia no Público, «De acordo com o porta-voz da CNE, esta violação da lei eleitoral é punida com uma pena de prisão até seis meses ou uma multa até 60 dias. Nuno Godinho de Matos acrescentou que "como se trata de um ilícito eleitoral de natureza criminal, é um crime da responsabilidade do Ministério Público, por isso a CNE vai dar conhecimento do caso (ao MP)".» Aguardemos serena e atentamente.

*mas mesmo sendo possíveis de aferir, isso não mudaria nada.

2 Comments:

  • É muito importante que o CNE tome todas as medidas para prevenir este tipo de situações. Já estou a imaginar nas próximas eleições, a família Soares em peso à boca das urnas a apelar ao voto no marido, pai e avô...haja paciência!

    Mas ainda o caso se pode tormar mais caricato se, por exemplo, nos pusermos todos à porta dos locais de voto a dar "bitaites" sobre quem é o melhor candidato...

    Mas será que não são estes episódios que nos fazem pensar que o Dr. Mário Soares deveria manter-se recolhido e no privado? É só uma opinião, mas que começa a ser partilhada por um número cada vez maior de portugueses!

    By Blogger Maríita, at 11:12 da manhã  

  • Pois!

    Nao e' tanto "prevenir", porque niunguem pode calar ninguem. E' apenas "punir", para que se perceba que a justica funciona em Portugal.

    De resto, ele deveria desistir, mas... chalupa como esta' prefiro que nao o faca para poder levar com um grandessissimo bolo na venta!

    Anyway, nao acho que este tipo de declaracoes em geral tenham muito impacto, se e' que tem algum. E' a "atitude" que mete nojo, independentemente das consequencias.

    O ar despeitado de quem diz o que quer, com o rei na barriga. La' barriga o homem tem, mas o rei ha' muito que ja nao la mora.

    By Blogger Tiago Mendes, at 11:17 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home